Cabeça de mármore encontrada na Itália - Divulgação/MIBACTmolise/Facebook
Arqueologia

Arqueólogos encontram cabeça de mármore de 2 mil anos, durante escavação na Itália

A peça representa o primeiro imperador de Roma, Augusto. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 08/05/2021, às 07h58

De acordo com informações publicadas na última quinta-feira, 6, pelo portal de notícias CNN, enquanto realizavam um trabalho de restauração em uma parede medieval que desabou em Isernia, na Itália, o arqueólogo Francesco Giancola e sua equipe se depararam com um achado impressionante.

Segundo revelado na publicação, na ocasião, os pesquisadores encontraram uma cabeça de mármore que representa o primeiro imperador de Roma, Augusto, que se tornou líder em 27 a.C.

Os arqueólogos sabiam da importância histórica da comuna italiana de Isernia, mas, não esperavam encontrar algo tão importante:

"Enquanto estávamos cavando atrás da parede, vi que a terra mudou de cor [...] Continuamos a cavar com espátulas de precisão e saiu um bloco de mármore. Imediatamente vi que era uma cabeça que reconheci como pertencente a uma estátua de Augusto, devido ao cabelo, ao formato e corte dos olhos", relatou Giancola.

Cabeça de mármore representando o imperador Augusto / Crédito: Divulgação/MIBACTmolise/Facebook

 

De acordo com os especialistas, a peça de 35 centímetros tem aproximadamente 2 mil anos e pode ser datada entre 20 a.C e 10 d.C. Os arqueólogos acreditam que a cabeça tenha sido deslocada de uma estátua de mais de 2 metros.

Segundo a arqueóloga Maria Diletta Colombo, a peça foi feita com mármore Lunigiana — mais conhecido como mármore de Carrara — que também era usado pelo artista renascentista Michelangelo.

Sabe-se que ao encontrarem a cabeça de mármore, os arqueólogos acionaram as autoridades locais. De acordo com o prefeito, a peça está passando por análises e deve ser encaminhada para o museu Santa Maria delle Monache, em Isernia, Itália.


Sobre Roma Antiga 

A capital do império mais importante e poderoso que o mundo já conheceu: a Roma Antiga. Em seu ápice, ela era quase idêntica às metrópoles atuais (mas sem a poluição no ar, claro). Aliás, Roma era ainda mais apinhada que os exemplos anteriores: no ano 200 alcançou 1 milhão de habitantes e sua densidade demográfica atingiu 66 mil pessoas por km2 (hoje, a cidade mais apertada do mundo é Mumbai, na Índia, com 29650 pessoas por km2).

O Império Romano é mundialmente conhecido por sua cultura, arquitetura, literatura e história vasta, repleta de batalhas e traições.

Itália Roma Imperador notícias arqueologia Augusto cabeça Mármore

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!