O mosteiro de Milevsko, na República Tcheca - Jiří Šindelář
Europa

Arqueólogos encontram passagem secreta em mosteiro da República Tcheca

O acesso foi descoberto em uma muralha medieval e leva a uma extensa sala, onde um abade pode ter escondido um enorme tesouro

Isabela Barreiros Publicado em 29/04/2020, às 15h55

Na cidade de Milevsko, na República Tcheca, arqueólogos fizeram uma impressionante descoberta. Ao examinarem o complexo de um mosteiro da região, eles puderam encontrar, em meio a uma muralha medieval, uma passagem secreta que leva a uma misteriosa e extensa sala.

O monastério remonta à Idade Média, mais especificamente ao século 12. Por ser muito antigo, incógnitas permeiam o local, em especial o corredor descoberto, que tem as medidas de 90 x 60 centímetros.

Segundo o arqueólogo Jiří Šindelář, essa foi o maior achado feito no mosteiro. A passagem secreta estava “escondida em uma das enormes muralhas medievais do mosteiro” e pode ser muito mais que apenas um acesso estreito. “De acordo com as primeiras pistas, podemos interpretar o corredor recém-encontrado com uma sala no final como um corredor secreto com cofre”, afirmou.

O pesquisador levanta a hipótese de que um abade responsável pelo local teria escondido objetos de valor dentro da sala oculta. Isso provavelmente teria acontecido no século 15, quando os hussitas, parte de um movimento reformista religioso, chegaram na região.

Europa História notícia República Tcheca Mosteiro

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!