Escavações realizadas em Ecbátana - Tehran Times
Arqueologia

Arqueólogos investigam a misteriosa capital dos medos no Irã

Escavações recentes descobriram itens importantes para compreender mais sobre a cidade fundada em 678 a.C.

Isabela Barreiros Publicado em 30/06/2020, às 14h14

Uma série de escavações estão sendo realizadas na misteriosa capital de Medes, localizada na antiga cidade de Ecbátana, onde hoje está a moderna Hamadan. A região está no centro-oeste do Irã e concentra questionamentos que perduram até os dias de hoje, os quais arqueólogos pretendem solucionar.

Recursos históricos de escritores gregos antigos indicam que a cidade de Ecbatana foi construída 678 aC por Deioces, que foi o primeiro rei do Império Medo. Depois disso, ela foi ocupada principalmente no verão por reis aquemênios, além de ser uma das residências dos reis partos.

Segundo o arqueólogo iraniano Mehrdad Malekzadeh, foram encontrados “elementos culturais, estimados desde a Idade do Ferro II C, entre 700 e 586 a.C. quase simultâneos à era mediana, por volta de 678 a.C. a 549 a.C. foram desenterrados durante a 22ª temporada arqueológica realizada recentemente em Tepe Hegmataneh, também conhecido como Ecbatana”.

“Nesta temporada, parece que conseguimos responder a uma pergunta antiga: ‘existem sinais do período mediano em Hegmataneh?’ Sim, descobrimos sinais relativamente satisfatórios da arquitetura e cerâmica medianas”, afirmou o pesquisador.

Malekzadeh explicou ainda que "a colina de Hegmataneh é um dos locais arqueológicos mais importantes [dos tempos antigos], como Roma, Atenas, Alexandria e Babilônia". Os materiais recém-escavados passarão por análises especializadas como datação por radiocarbono.

História Irã arqueologia notícia império medo

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada