Pintura rupestre descoberta em Israel - Divulgação/Yaniv Berman,/Autoridade de Antiguidades de Israel
Arqueologia

Arte rupestre em Israel revela cultura perdida do fim da Idade do Bronze

As pinturas pré-históricas podem ajudar a entender porque cidades foram abandonadas há milhares de anos

Vanessa Centamori Publicado em 08/07/2020, às 09h36

Em Israel, arqueólogos analisaram três monumentos pré-históricos, chamados de dólmens, contendo pinturas rupestres. As obras revelaram a existência de uma cultura perdida há milhares de anos.

Os dólmens, segundo os especialistas, eram ilustrados com vários símbolos, entre eles, diversos animais com chifres. Acredita-se que artes desse tipo foram criadas durante a Idade do Bronze. A estimativa dos pesquisadores é que eles sejam de 2450 a 2 mil a.C.

Segundo informou ao site Hareetz, Gonen Sharon, do Tel-Hai College, as pinturas são da época em que as primeiras cidades começavam a surgir em Israel, há cerca de 5 mil anos. Entre elas, estavam Jericó e Megiddo. 

No entanto, no fim da Idade do Bronze, muitas dessas cidades foram abandonadas. O grande mistério é que ainda não se sabe o porquê. "As cidades do início da Idade do Bronze estavam desertas e as mega-cidades [da metade do período] ainda não tinham sido estabelecidas", comentou Sharon.

Os estudiosos acreditam que os dólmens podem ajudar a descobrir o que ocorreu com as antigas culturas de Israel. Uma hipótese comum é que os monumentos tenham sido feitos por nômades rurais. Sharon, porém, acha que a existência das estruturas é indicativa de organização, ou seja, que existia na época uma entidade geopolítica sofisticada e não meros grupos de nômades não relacionados. 

Israel arqueologia Idade do Bronze pesquisa pintura rupestre notícia

Leia também

Ativista bate recorde ao abraçar mais de mil árvores em uma hora


Viagem de Darwin que inspirou 'Teoria da Evolução' ganha detalhes em livro


Homem realiza ataque com espada e fere cinco pessoas em Londres


Senna: Netflix divulga teaser e primeiras imagens de minissérie sobre o piloto


'Castelo do Harry Potter' na Ucrânia é destruído após bombardeio russo


Mulheres são infectadas com HIV após procedimento em spa nos EUA