Asteroide passando próximo à Terra - Divulgação
Ciência

Asteroide com metade do tamanho do Monte Everest se aproxima da Terra, afirma NASA

O apelidado 1998 OR2 possui 4 quilômetros de diâmetro e viaja a 31 mil quilômetros por hora

Vanessa Centamori Publicado em 17/03/2020, às 09h56

Um asteroide de 4 quilômetros de diâmetro, que está se movimentando a 31 mil quilômetros por hora, deve passar mais próximo à Terra no próximo dia 29 de abril, segundo informações da Agência Espacial Norte-Americana (NASA). 

Mas não há motivo para pânico: o objeto, que se chama 1998 OR2, não irá colidir com o nosso planeta, mas sim se aproximar, e ainda assim ele passa longe. O asteroide vai ficar no máximo a 6,2 milhões de quilômetros de nós. 

A NASA reiterou que ainda está estudando outros asteroides para evitar que um deles possa entrar em choque com a Terra. Os objetos que estão mais próximos do nosso planeta são monitorados toda semana - mas nenhum por enquanto nos deu motivos para se preocupar. 

Asteroide no espaço / Crédito: Pixabay 

 

Só em 2019, a agência espacial descobriu mais de 19 mil asteroides e os colocou em sua Lista de Objetos Próximos à Terra. Nenhum deles é uma ameaça à sobrevivência humana. “Impactos [ diretos] de objetos grandes são bem menos frequentes (em uma escala de séculos ou de milênios”, explicou a NASA. 

Em comunicado, o gerente de projetos da agência espacial, Steven Pravdo, afirmou que a detecção do asteroide 1998 OR2 foi feita logo após técnicos da NASA terem instalado um novo sistema de computação e hardware. No mês passado, o aparato tecnológico aumentou a velocidade de rastreio dos objetos que passam próximo à Terra. 

Por outro lado, a agência espacial contou que o catálogo com todos os asteroides ainda está incompleto. Por isso, um evento não monitorado como o do Meteoro de Cheliabinsk, que passou a 27 mil quilômetros da Terra, em fevereiro de 2013, pode acontecer novamente.

Mas claro, melhorias desde então foram feitas, já que logo após o incidente a NASA criou o Escritório Planetary Defense Coordination para estudar dados de objetos com potencial de ameaça. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras: 

A terra inabitável: Uma história do futuro, de David Wallace-Wells (2019) - https://amzn.to/33oejVk

Para Entender a Terra, de por John Grotzinger e Tom Jordan (2013) - https://amzn.to/2Wmxqhi

A caminho de Marte, de Ivair Gontijo (2018) - https://amzn.to/2xOT2Zv 

Apollo Expeditions to the Moon: The NASA History 50th Anniversary Edition (Edição Inglês), de Edgar Cortright (2019) - https://amzn.to/2WmPV4Y

Moonshots: 50 Years of NASA Space Exploration Seen through Hasselblad Cameras (Edição Inglês), de Piers Bizony (2019) - https://amzn.to/2TV08E9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

ciência História Nasa Terra notícia astronomia asteroide

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada