Adélio no momento da prisão - Divulgação / Polícia Militar de Minas Gerais
Brasil

Autor da facada em Bolsonaro pode ser solto após perícia

Adélio Bispo será submetido a nova avaliação jurídica, que ainda não tem data marcada

Wallacy Ferrari Publicado em 07/05/2022, às 10h25

Adélio Bispo de Oliveira, responsável por esfaquear o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante sua campanha presidencial em 2018, passará por uma nova perícia e poderá ser libertado devido a sua condição médica aplicada a sentença que foi proferida após o julgamento do caso.

Diagnosticado com transtorno delirante permanente paranoide, ele não poderia receber punição criminal, ficando apenas afastado do convívio em sociedade. A sentença, proferida em 12 de junho de 2019, determinava que uma perícia médica para determinar suas condições mentais deveria ser novamente realizada em até 3 anos, prazo que se encerra em 12 de junho deste ano.

O portal de notícia G1 reporta que ainda não há data exata para o exame, mas o Ministério Público Federal (MPF) já pressiona a Justiça para que a perícia seja renovada para averiguar a persistência ou cessação da periculosidade de Adélio, sendo acatado pela Justiça Federal.

Até o momento, ele [juiz] ainda não analisou o pedido do MPF, mas deve determinar a expedição de ofício ao juízo da 5ª Vara Criminal de Campo Grande (MS), solicitando que aquele juízo providencie a realização da perícia, pois é o responsável pela fiscalização da medida de segurança imposto a Adélio Bispo de Oliveira", respondeu a Justiça.

Relembre o caso

Na tarde de 6 de setembro de 2018, Adélio Bispo atingiu o então deputado federal com uma faca durante comício que promovia campanha eleitoral de Bolsonaro para presidência do país, realizado com um grande número de pessoas e pouca segurança na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Adélio foi levado por policiais, enquanto Bolsonaro foi conduzido a um hospital local e, ao longo dos dias seguintes, passou por várias cirurgias para desobstruir o corte abdominal. Apesar dos problemas de saúde, que fez o candidato cumprir o resto da agenda de campanha à distância, ele conseguiu se eleger.

Brasil notícias Jair Bolsonaro Bolsonaro Polícia Federal facada Adélio

Leia também

Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!


Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada