Medalha militar feminina polonesa - Dawid Kobiałka
Segunda Guerra

Balas, medalhas e moedas: Vale da Morte da Segunda Guerra revela seus primeiros artefatos

Primeiras escavações do local, que testemunhou os mais diversos crimes dos alemães na Polônia, começaram esse mês e já deram importantes frutos

André Nogueira Publicado em 18/05/2020, às 07h00 - Atualizado às 08h53

As tão esperadas escavações do Vale da Morte dos nazistas deram seus primeiros resultados materiais, revelando uma série de artefatos da Europa dos anos 1930 de alta relevância. O local, em Chojnice, Polônia, foi usado pelos alemães como vala para despejo de mais de mil vítimas de assassinatos durante a Guerra.

Foram relatadas revelações de balas de diversos calibres, botões de roupas, fragmentos de medalha, distintivos e moedas. "O Vale da Morte é pouco conhecido hoje. Logo após o fim da guerra, ocorreram apressadas exumações aqui. Como resultado, os restos mortais de quase 200 pessoas foram descobertos", diz o Dr. Dawid Kobiałka, chefe do novo projeto de pesquisa, implementado pelos Amigos do Instituto de Arqueologia e Etnologia da Academia Polonesa de Ciências.

A moeda foi o primeiro objeto descoberto no sítio / Crédito: Divulgação

 

O projeto extensivo financiado pelo Ministério da Cultura da Polônia pretende mapear e determinar a localização exata das trincheiras do local e o ponto em que elas eram usadas para sepultamentos pelos nazistas. Tecnologias de alta sofisticação estão sendo utilizadas, como varreduras a laser, imagens aéreas e detecção de metal, o que revelou uma série de objetos pessoais.

"Esperamos que essas descobertas nos ajudem a localizar com precisão os locais de tiro e o espaço em que, segundo o testemunho de testemunhas, os corpos das vítimas de crimes alemães seriam queimados em janeiro de 1945", acrescenta Kobiałka. Métodos arqueológicos, somados a pesquisas de etnologia com habitantes da região, serão retomados em agosto para novas revelações.

descoberta Segunda Guerra arqueologia Polônia Nazistas Vale da Morte

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna