Jair Bolsonaro - Getty Images
Brasil

Bolsonaro veta renomeação de trecho de rodovia que homenagearia João Goulart

De acordo com o presidente, o nome estaria associado a "práticas dissonantes"

Redação Publicado em 14/10/2021, às 11h14

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou a mudança do nome de um trecho da BR-153, o qual passaria a homenagear o político João Goulart, que esteve à frente do país no período anterior à ditadura. O veto foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 14.

A justificativa de Bolsonaro para a decisão foi a de que personalidades históricas podem ser homenageadas desde que "não seja inspirada por práticas dissonantes das ambições de um Estado Democrático". Entretanto, o presidente não explicou quais seriam essas práticas.

Segundo informações do UOL, a renomeação do trecho, que se estende entre Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, e Marabá, no Pará, estava prevista em um projeto de lei do ano de 2012, de autoria do então senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

O Ministério da Infraestrutura e da Casa Civil da Presidência já havia entendido a medida como algo inoportuno, já que "escolher homenagear apenas uma figura histórica poderia representar descompasso com os anseios e as expectativas da população de cada unidade federativa".

"Ademais, busca-se que personalidades da história do País possam ser homenageadas em âmbito nacional desde que a homenagem não seja inspirada por práticas dissonantes das ambições de um Estado Democrático", diz o documento.

presidente João Goulart Bolsonaro Comunista nome rodovia

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada