Fotografia do explosivo encontrado na última semana em Singapura - Reprodução/X/@ChannelNewsAsia
Mundo

Bomba de 100kg da Segunda Guerra é detonada em Singapura

Para realizar a detonação do grande explosivo da Segunda Guerra Mundial, mais de 4 mil pessoas precisaram deixar suas casas

Redação Publicado em 26/09/2023, às 11h40

Na última semana, um achado deixou autoridades da Singapura bastante impressionadas: no meio de uma zona residencial da cidade-Estado, foi encontrada uma grande bomba remanescente da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), com surpreendentes 100kg. Na manhã desta terça-feira, 26, o objeto foi explodido de maneira controlada.

De acordo com o g1, após a arma ter sido encontrada, foi considerada insegura de se transportar, e por isso os militares do esquadrão antibombas de Singapura tiveram de explodi-la no mesmo local. Este pode ser um dos maiores explosivos de guerra já encontrados na cidade-Estado do Sudeste Asiático.

+ Bomba da Segunda Guerra Mundial é encontrada por trabalhadores de obra na Polônia

Devido ao risco da detonação, cerca 4 mil pessoas que moram nas proximidades do local em que a bomba foi achada foram retiradas temporariamente de suas casas. Em vídeo, é possível observar o explosivo sendo detonado em meio a um canteiro de obras. Confira:

They found a 100kg WWII bomb in a construction site in singapore, it was unsafe to move so they had to detonate it😭 It looks like a cute scaled downvideo game trailr pic.twitter.com/eekHBNzJw5

— Sprock⚙️🎷🐛NOT SELLING ANYMORE😢💔❤️‍🔥🥁🦜 (@BearGyro) September 26, 2023

Após a explosão, os prédios e estradas próximos voltaram a ser considerados seguros e os moradores foram autorizados a retornar para suas residências, conforme informado pela polícia local.

Origem da bomba

De acordo com texto da Reuters ao UOL, autoridades de Singapura ainda não apontaram uma possível origem para a bomba. No entanto, vale lembrar que a região era ocupada por japoneses durante a Segunda Guerra Mundial — que formavam o Eixo, junto à Alemanha e Itália —, o que pode ser uma pista para de onde ela teria vindo.

+ Crime de Guerra: O canibalismo cometido por japoneses contra americanos no incidente de Chichijima

Além disso, vale lembrar que, em 2016, uma outra bomba igualmente grande, com 100kg, foi encontrada na mesma região. Esta, porém, não precisou ser detonada e nem demandou de uma manobra para retirada de civis, segundo o jornal local The Straits Times.

Segunda Guerra Mundial Mundo História curiosidades bomba explosivo Singapura detonação

Leia também

Igreja Católica divulga guia de instruções para pecadores obterem o perdão


Ucrânia: Em meio à guerra, país inaugura sua primeira ‘escola bunker’


'Bebê Rena': Como a série fez o governo britânico alertar Netflix


Reconciliação entre Kate Middleton e Príncipe Harry é cada vez mais improvável


Golden Retriever nasce verde-limão e chama a atenção na internet


Príncipe William recebe de Charles título prometido a Harry