Brasileiros conseguiram embarcar em ônibus fretado pela embaixada do Brasil na Palestina - Divulgação/Arquivo pessoal
Faixa de Gaza

Brasileiros que tentam deixar a Faixa de Gaza chegam ao sul do território

Grupo de 19 brasileiros conseguiu deixar o norte de Gaza após embarcar em ônibus fretado pela embaixada do Brasil na Palestina

Giovanna Gomes Publicado em 14/10/2023, às 09h38

Após um adiamento da viagem ocasionado por novos bombardeios, um grupo de 19 brasileiros que tentava deixar a Faixa de Gaza finalmente conseguiu embarcar em um ônibus fretado pela Embaixada do Brasil na Palestina e chegou ao sul do território neste sábado, 14, de acordo com o embaixador brasileiro, Alessandro Candeas.

De acordo com o portal de notícias G1, o grupo realizou o percurso entre o abrigo no norte de Gaza e a cidade de Khan Younes, no sul, e agora aguarda a autorização da Embaixada para prosseguir em direção à fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito.

Conforme informações de fontes ligadas às negociações entre Egito, Israel e Estados Unidos, reportadas pela agência de notícias Associated Press e pela rede de TV Al-Jazeera, chegou-se a um acordo para a abertura da fronteira entre o sul de Gaza e o Egito, que se encontra fechada desde o início do conflito entre o Hamas e Israel.

Poucas horas

Fontes de Washington comunicaram à Al-Jazeera que a fronteira ficará acessível somente das 12h às 17h no horário local (das 06h às 11h no horário de Brasília). Os brasileiros então tentarão cruzar a fronteira de Gaza com o Egito, em Rafah, para, posteriormente, embarcar em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no Cairo com destino ao Brasil.

Israel Egito guerra Palestina Gaza ônibus fronteira brasileiros Hamas FAB

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro