Caetano Veloso em vídeo em inglês - Divulgação/Youtube
Brasil

Caetano Veloso sai em vídeo contra Bolsonaro: “o fascismo está mostrando suas garras”

De acordo com o artista, o atual governo promove uma guerra "contra os direitos humanos em geral"

André Nogueira Publicado em 28/01/2020, às 13h11

“O Governo brasileiro não só empreendeu uma guerra contra as artes e os criadores, mas também contra a Amazônia e os direitos humanos em geral”. Essa foi a denúncia feita por Caetano Veloso em um vídeo em inglês de pouco mais de um minuto, divulgado em suas redes sociais, onde afirmou que o “fascismo está mostrando suas garras” no Brasil de Bolsonaro.

O vídeo aparece num momento de virada para o governo, em que os efeitos de melhoria, depois de atingir recordes de reprovação. Porém, para grupos minoritários, principalmente indígenas que denunciam seu projeto de violência, o país se tornou mais perigoso: “genocídio, etnocídio e ecocídio”.

Caetano Veloso / Crédito: Getty Images

 

Além disso, o governo tem atacado jornalistas, historiadores, professores e ativistas, tornando-os inimigos públicos. O caso do jornalista Glenn Greenwald, denunciado pelo Ministério Público por suposto envolvimento no hackeamento do atual Ministro da Justiça Sérgio Moro (processo conhecido como Vaza Jato) também assustou juristas e democratas brasileiros e do mundo, que viram o ato como um ataque às liberdades democráticas.

“Nunca achei que fosse ver semelhante retrocesso enquanto estivesse vivo”, lamentou Caetano, que foi obrigado a exilar-se durante o Regime Militar. Em continuação, o músico da Tropicália relembrou temas como censura, violência e luta contra a ditadura. Ele ainda recomenda o documentário brasileiro Democracia em Vertigem, que apoia a narrativa petista de um golpe ocorrido em 2016, e atualmente concorre ao Oscar.

ditadura censura fascismo Jair Bolsonaro Caetano Veloso Democracia em vertigem

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada