Protesto antivacina no Canadá - Getty Images
Canadá

Canadá: Manifestantes antivax terão contas bancárias bloqueadas

Minoria no país, grupo promove uma série de reivindicações contra as medidas sanitárias

Fabio Previdelli Publicado em 15/02/2022, às 16h51

Na última segunda-feira, 14, as autoridades canadenses anunciaram medidas para minar os protestos antivacina que tomam conta do país — as manifestações, embora recorrentes, não são apoiadas pela maioria da população, que considera esta minoria como “canadenses egoístas”.

Uma destas determinações é que os bancos locais terão autorização para bloquear a conta de qualquer pessoa que esteja ligada aos atos. A medida foi anunciada por Justin Trudeau, premiê canadense, e pela ministra das Finanças Chrystia Freeland

A medida visa impedir que os grupos tenham acesso a quantias monetárias que ajudem na organização dos atos. Desta forma, o Estado poderá suspender a liberdade de civis em prol de manter a ordem no país. 

Trata-se de seguir o dinheiro e de parar o financiamento desses bloqueios ilegais", declarou Freeland. "Estamos avisando: se o seu caminhão estiver sendo usado nesses protestos, suas contas serão imediatamente congeladas."

A justificativa do governo é que, além de afetar o bem estar social, os protestos antivacina também causaram um enorme impacto econômico no país, visto que só o bloqueio da ponte Ambassador, fechada por caminhoneiros, causou uma perda de 390 milhões de dólares (R$2 bilhões). A rota liga a província de Ontário aos Estados Unidos.

notícias governo covid determinaão bloqueio bancário protesto antivacina Candá

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto