Imagem ilustrativa de Putin em loja de televisões - Reprodução / Vídeo
Canal de TV russo

Canal de TV russo perde licença para cobrir guerra na Ucrânia

O canal de TV russo mudou-se para Riga, na Letônia

Redação Publicado em 06/12/2022, às 18h23

Após um escândalo por causa da cobertura da guerra da Ucrânia, a Letônia revogou uma licença de transmissão para a TV Rain, TV russa independente que transmite do exílio. Depois da invasão russa à Ucrânia, a estação mudou-se para Riga, a capital da Letônia, e depois para Tbilisi e Amsterdã.

Os reguladores russos e seus jornalistas, que temiam ter de lidar com acusações criminais por se manifestarem contra a guerra, bloquearam o site da TV Rain, já que se manifestam contra a guerra e sob as novas leis por “desacreditar no exército russo”.

A Letônia já é o segundo país a cortar as transmissões do canal, afirmando que a decisão foi tomada “em conexão com ameaças à segurança nacional e à ordem pública”. De acordo com o canal, como repercutido pelo The Guardian, as acusações são "injustas e absurdas".

Apoiadores dos militares russos

As declarações de um âncora afirmando que esperava que os relatórios da estação sobre abusos e má administração do estado russo, durante a campanha de mobilização em massa de Moscou, “pudessem ajudar muitos militares, incluindo, por exemplo, equipamentos e apenas comodidades básicas na frente", foram utilizadas como prova de que o canal simpatizava com militares russos.

Ele chegou até mesmo a chamar os militares de “nosso exército”, e segundo as provas, o canal também fornecia equipamentos para as próprias forças armadas. Mas segundo esclarecimentos de Tikhon Dzyadko, editor-chefe da estação, isso não ocorria.

Mesmo assim, o Conselho Nacional de Mídia Eletrônica da Letônia (NEPLP), disse que o canal cometeu várias violações de seus padrões e também seria cortado da transmissão na televisão letã em 8 de dezembro.

Além disso, a TV Rain também foi acusada de não fornecer legendas em letão em sua cobertura e de ter exibido um mapa que mostrava a Crimeia como parte da Rússia, quando é, na realidade, conhecida internacionalmente como parte da Ucrânia.

O canal prometeu lutar e afirmou que continuaria  a transmitir online enquanto procurava uma solução para a situação.

guerra Rússia Ucrânia Crimeia TV Rain

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA