Réplica do barco de Colombo - Reprodução
Brasil

'Caravela de Colombo': réplica de 18 milhões de reais parte do Brasil em direção ao Caribe

A caravela é uma cópia fiel do barco utilizado pelo descobridor da América em 1492

Giovanna Gomes Publicado em 31/10/2020, às 12h14

Uma réplica da caravela utilizada por Colombo, quando este descobriu a América, foi contruída em Santa Catarina a um custo de 18 milhões de reais. Na manhã deste sábado, 31, ela partiu em direção à ilha de Curaçau, no Caribe. Entre os tripulantes estão quatro brasileiros, incluindo o comandante.

No entanto, por mais que tenha a aparência antiga, a embarcação possui os mais modersos recursos tecnológicos, como sistema de comunicação via satélite, radar, cartas náuticas eletrônicas, dessalinizador de água e dois motores a diesel. Além disso, o casco é feito de aço, sendo que este é pintado para imitar a madeira que era utilizada antigamente.

Idealizado pelo empresário argentino Miguel Pedro Sheppard, o barco possui 28 metros de comprimento e mais de 8 de largura. A altura dele passa dos 18 metros, sendo que possui três mastros falsos, além de velas que servem apenas de enfeite.

A caravela, que é a primeira de dez réplicas que serão feitas, será utilizada para passeios turísticos e também como um restaurante flutuante em Curaçao, sendo que possui até mesmo uma cozinha em seu interior. A ideia de Sheppard é criar uma espécie de companhia de navegação com réplicas de barcos antigos para atuar em ilhas do Caribe.

Caribe Colombo barco réplica caravela

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!