Bandeira LGBTQIA+ - Getty Images
Chile

Casamento gay no Chile: projeto será votado novamente

Divergências impediram que a medida fosse aprovada; entenda

Redação Publicado em 07/12/2021, às 10h16

O projeto de lei que permitiria o casamento igualitário no Chile terá de passar por mais uma votação no Congresso do país, em razão de grandes divergências entre os membros mais conservadores do Parlamento.

A medida busca permitir que seja chamada de "casamento" a união entre pessoas do mesmo sexo no país, uma vez que a união é reconhecida somente como Acordo de União Civil (AUC).  Além disso, o projeto deverá garantir direitos à adoção e filiação, que não são previstos pelo acordo.

De acordo com informações do UOL, a votação final deveria ter ocorrido na terça-feira, 30. No entanto, a iniciativa teve de ser revisada por uma comissão especial formada por senadores e deputados na última segunda-feira, 6. Nos próximos dias, o Congresso deverá dicidir finalmente se a medida deverá ou não ser aprovada.

Segundo o portal de notícias, a decisão foi bem recebida pela comunidade LGBTQIA+, ainda que a mesma tenha denunciado que a revogação de diversos artigos considerados transfóbicos teria sido deixada para trás durante a discussão.

"Apesar disso, em termos gerais, podemos dizer que estamos satisfeitos porque o texto reconhece o casamento e todos os tipos de filiação e isso é uma notícia muito boa. Esperamos que seja processado rapidamente", declarou diretora da Fundação Iguais, Isabel Amor.
Chile Casamento gay LGBT votação Congresso

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna