Endo O Cego e sua dona Morgan - Divulgação / Guinness World Records
Cavalo

Cavalo cego entra para o Guinness Book ao quebrar 3 recordes mundiais

O cavalo foi diagnosticado com cegueira da lua e teve os olhos removidos

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 12/12/2022, às 19h18 - Atualizado em 13/12/2022, às 18h04

Um cavalo vem impressionando o mundo ao ter quebrado três recordes do Guinness World Records possuindo uma particularidade: ser cego. O cavalo mencionado é da raça Appaloosa e está sendo um grande destaque em competições equestres.

Dentre os recordes estão: o maior salto livre de um cavalo cego, com 106 centímetros; maiores modulações de voo por um cavalo em um minuto, com 39 modulações; e o tempo mais rápido para um cavalo cego passar por cinco varas de competição, em 6,93 segundos.

"Endo, o Cego”, é de Oregon, nos Estados Unidos, e conseguiu os títulos graças ao trabalho de Morgan Wagner, 22, sua tutora. Ela ganhou o animal quando tinha apenas 13 anos. Ao Guinness World Record, ela disse: “Conheci Endo pela primeira vez na fazenda da minha avó quando minha família e eu nos mudamos da Califórnia para o Oregon”.

Condição complicada

Segundo a revista Galileu, Endo era um cavalo com a saúde em perfeito estado, mas quando fez 8 anos, Morgan notou que o animal lacrimejava e apertava os olhos com frequência. Ele então foi diagnosticado uveíte recorrente equina, ou cegueira da lua, como é conhecida.

A doença é dolorosa e se caracteriza por episódios repetidos de inflamação do trato uveal (a camada intermediária do olho). Tal causa é a que mais provoca cegueira em cavalos. Após a piora da condição, a decisão de remover ambos os olhos de Endo foi tomada.

O cavalo teve que reaprender a entender o mundo. Morgan já participava de competições com Endo, bastou ele reaprender os truques novamente, agora, com um novo obstáculo.

cavalo Guinness Book animal recorde cego tutora

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro