Alguns dos tabletes encontrados - Universita di Pisa
Mesopotâmia

Placas cuneiforme raras são encontradas no Iraque

A descoberta ocorreu na cidade de Tell as-Sadoum, na região onde era a Suméria no terceiro milênio, e descreve cenas mitológicas

André Nogueira Publicado em 05/12/2019, às 10h39 - Atualizado às 10h41

Arqueólogos revelaram durante escavação no Iraque três porções de arquivos de tabletes de argila escritos em cuneiforme, a maioria em bom estado de conservação. Esse é o resultado de um trabalho colaborativo entre as Universidades de Pisa, Siena e Al-Qadisiyyah. Junto ao material escrito, que data do segundo milênio a.C., foram desenterradas cerâmicas e cretulae (blocos de argilas que serviam de lacre para segurar recipientes).

Uma das áreas escavadas / Crédito: Universita di Pisa

 

As descobertas ocorreram no sítio de Tell as-Sadoum, no sul do país, que foi identificada como a cidade suméria de Marad. As escavações ocorreram com foco na região do antigo Templo, uma área residencial e um circuito industrial.

 “Em geral, as tábuas testemunham a riqueza e a animada vida econômica e administrativa da cidade antiga na Mesopotâmia e geralmente falam de transações comerciais e de questões administrativas e judiciais”, explana Anacleto D'Agostino, professor contratado de Arqueologia da Mesopotâmia do Oriente Próximo pela Universidade de Pisa.

Lacre em barro com iconografia / Crédito: Universita di Pisa

 

O sítio possuía estratigrafia de períodos pré-dinásticos até o horizonte neobabilônico. "As tábuas que encontramos, dos períodos de Isin-Larsa e da antiga Babilônia, atualmente em exame, contêm contratos de compra, cartas e fórmulas de datas, além de mencionar nomes de soberanos e referências a algumas cidades", afirmou D’Agostino.

Lacre em barro com iconografia / Crédito: Universita di Pisa

 

Os selos encontrados revelaram iconografias e símbolos que elucidam o nível de complexidade da sociedade deste sítio. Há retratos de heróis lutando com animais selvagens, criaturas mitológicas, figuras de deuses-rei, entre outras figuras. “Dados os excelentes resultados desta campanha e a importância das descobertas, a perspectiva é continuar o projeto até 2020 com uma nova missão no campo.”

descoberta arqueologia Iraque Mesopotâmia Suméria Cuneiforme

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria