Imagem da descoberta de moedas de bronze do século XVII realizada por detector de metais - Divulgação / WKZ Lublin
Moedas de cobre

Impressionantes moedas de cobre do século XVII são encontradas na Polônia

Um detector de metais encontrou, na Polônia, um tesouro com cerca de 1.000 moedas de cobre

Redação Publicado em 08/03/2023, às 20h21 - Atualizado em 10/03/2023, às 12h45

Na Polônia, um detector de metais que procurava por peças de trator em uma fazenda, encontrou um tesouro do século XVII repleto de 1.000 moedas de cobre. O tesouro foi encontrado próximo da pequena vila de Zaniówka, no leste da Polônia, no final de fevereiro.

Michał Łotys, um morador local, foi responsável por encontrar o tesouro utilizando um detector de metais enquanto procurava peças de trator descartadas em uma fazenda polonesa, como repercutido pelo LiveScience.

Após a descoberta, o homem precisou contatar arqueólogos na cidade vizinha de Lublin, já que na Polônia é ilegal utilizar um detector de metais para procurar relíquias enterradas sem permissão. Os profissionais visitaram a fazenda no dia seguinte.

Descoberta de um tesouro 

Assim que o detector de metais começou a apitar em um dos campos da fazenda, Michał Łotys, raspou uma camada do solo superficial. Com isso, moedas saindo de um "siwak"jarro com gargalo estreito e uma alça — de barro quebrado, foram reveladas

Segundo a agência The First News, as investigações mostraram que o tesouro havia sido enterrado propositalmente. Isso porque estava na superfície do solo. De acordo com o diretor da agência de conservação do patrimônio de Lublin, Dariusz Kopciowski, via Facebook, o tesouro tem cerca de 1.000 moedas de cobre polonesas e lituanas cunhadas no século XVII

Ainda segundo Kopciowski, para mais investigações, o tesouro será transferido para especialistas em um museu na cidade vizinha de Biała Podlaska. Também foram encontrados no local, fragmentos da jarra de barro quebrada e pedaços de tecidos da época

Moedas

As moedas de cobre agora são coloridas de verde em decorrência da oxidação após cerca de 400 anos no solo. Embora algumas tenham sido corroídas juntas em camadas, cerca de 115 das moedas estão soltas e todo o tesouro pesa cerca de 6,6 libras, ou seja, 3Kg, de acordo com Kopciowski.

A maioria das moedas, segundo as investigações, foi criada entre 1663 e 1666 em casas da moeda em Varsóvia; Vilnius na Lituânia; e Brest, que atualmente faz parte da Bielo-Rússia.

Essas moedas são conhecidas como "boratynki", segundo o Zwiadowca Historii, site do detector de metais. Esse nome foi dado em homenagem à Tito Livio Burattini, que foi o gerente da casa da moeda de Cracóvia na época.

Polônia Século 17 moedas Detector de metais Cobre Tito Livio Burattini

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência