Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tesouro

Os detectoristas amadores que encontraram mais de 600 moedas medievais

Um grupo de amigos fez uma valiosa descoberta através do 'Tesouro de Hambleden'

Redação Publicado em 05/02/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Algumas das moedas descobertas - Arquivo pessoal
Algumas das moedas descobertas - Arquivo pessoal

No interior Reino Unido, um grupo de amigos fez uma impressionante descoberta. Isso porque os detectoristas amadores encontraram mais de 600 moedas medievais. Avaliados em 150 mil libras, a descoberta equivale a R$ 930 mil. As informações são do Daily Star;

A grande descoberta foi feita por sete amigos e se deu no ano de 2019 na planície de Culden Faw Estate, em Buckinghamshire. Todavia, somente agora o valor foi revelado. Após análises, pesquisadores descobriram que 12 dos itens históricos compreendem o reinado de Edward III.

A curiosa descoberta feita pelos amigos recebeu o apelido de 'Hambleden Hoard' ("Tesouro de Hambleden", em português) e já contabiliza um dado histórico. Isso porque o tesouro compreende a maior coleção de itens em ouro e prata enterrado por ancestrais e encontrados no Reino Unido em aproximadamente uma década.

Antes da grande descoberta, a equipe de detectoristas se deparou com cartuchos de espingarda e dedais. Ela é formada por Andrew Winter, Dom Rapley, Eryk Wierucki, Jaroslaw Giedyna, Dariusz Fijalkowski e Tobiasz e Matthew Nowak. Foi justamente essa revelação que instigou o grupo a encontrar mais itens históricos.

Algumas das moedas encontradas pelo grupo /Crédito: Arquivo pessoal

Dariusz Fijalkowski foi quem encontrou duas moedas de prata com o auxílio de um detector de metal. Assim, falou a novidade para os colegas, que se mostraram instigados. "As duas moedas de prata foram muito especiais para mim. Quando as encontrei, gritei muito porque estava muito animado com a descoberta", disse ele.

Moedas valiosas

Com a atuação dos amigos, foi possível encontrar 627 moedas em quatro dias. Delas, 12 foram confeccionadas em ouro e compreendem o período da Peste Negra. Para se certificar que encontraram todas as moedas, e evitar que caíssem em mãos erradas, o grupo até mesmo montou um acampamento.

"Talvez eu devesse ter ficado quieto, mas fiquei tão feliz. Só para mim aquelas moedas eram especiais. São pequenas peças de prata e também um pedaço de história. Mas fiquei ainda mais emocionado com tudo que encontramos no final. Ainda não consigo acreditar", afirmou Dariusz Fijalkowski

A descoberta feita pelo grupo amador resultou num inquérito na Corte de Beaconsfield Coroners. Crispin Butler, um legista sênior, afirmou que os itens compreendem um tesouro do passado do Reino Unido. Essa categorização se deu através dos critérios do Museu Britânico.

Além disso, as regras de detecção e descoberta de tesouros, quando uma descoberta envolve qualquer coisa acima de três moedas, passa a ser considerada 'tesouro'. Como consequência, precisa ser notificada as autoridades.