Imagens do bombardeio em Gaza - Getty Images
Israel

Cerco israelense impede entrada de água e alimentos em Gaza

População palestina está recorrendo ao consumo de água salgada para sobreviver

Redação Publicado em 16/10/2023, às 13h42

Um bloqueio israelense à região sul da Faixa de Gaza está impedindo o abastecimento de água, alimentos e combustível ao território, deixando a população palestina que vive ali em uma situação extremamente precária.

Segundo revelado por um morador da cidade de Khan Younis em entrevista à CNN, os residentes da área recorreram ao consumo de água salgada para sobreviver à falta de recursos essenciais. 

Estamos enchendo [recipientes] com água salgada, estou pronto para beber da água salgada — o que mais podemos fazer? Somos forçados a isso", relatou Mohammad Jamal Saqr, o morador, em conversa com o veículo.

Além disso, essa escassez de abastecimento está prejudicando o trabalho humanitário das Nações Unidas (ONU) em Gaza, levando a operação como um todo a ficar "à beira de um colapso". 

Ainda de acordo com a CNN, porém, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, concordou em permitir o fornecimento de água potável à Faixa de Gaza durante uma conversa com Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos. 

Contexto 

A guerra entre o governo de Israel e o Hamas, um grupo palestino islâmico de orientação sunita, teve início no último dia 7 de outubro. O conflito, vale mencionar, estourou após décadas de tensões na região do Oriente Médio. 

Os problemas entre judeus e árabes do local remontam ao século passado, em que a intensa imigração judaica para a região e a posterior criação do Estado de Israel levou à expulsão do povo palestino de onde morava. Esses territórios perdidos são reclamados até hoje por grupos como o Hamas, que acreditam que a ocupação desses lugares pelos israelenses é errada. 

Até o momento, o conflito recente entre Israel e Gaza levou à morte de 4.070 mil pessoas, sendo 2.670 mil delas palestinas, e 1.400 mil israelenses, conforme divulgaram as autoridades locais. 

Israel guerra notícias Faixa de Gaza conflito água Cerco

Leia também

Elvis Presley: Bíblia do astro pode ser vendida por R$1 milhão em leilão


Homem tem solução criativa após ser obrigado a esconder barco na entrada de casa, veja!


Stalker de MG acreditava em relacionamento amoroso e visitava os mesmos locais de médico


Após polêmica, perfil de Donald Trump retira vídeo sobre ‘Reich unificado’


Quase 40 pessoas são mortas por homens armados na Nigéria


Em entrevista, papa Francisco diz que homossexualidade é ‘condição humana’