- Reprodução
Guerra Fria

CIA treinou pombos, corvos, cachorros, gatos e golfinhos para espionar a União Soviética

Durante a Guerra Fria, a agência não investiu apenas em humanos; documentos revelam que os animais tiveram um papel insólito durante o conflito

Redação Publicado em 15/09/2019, às 00h00

Documentos desclassificados pela CIA recentemente revelam novos episódios bizarros da Guerra Fria. Durante o conflito que deixou o mundo em alerta, a agência de inteligência dos Estados Unidos treinou pombos para espiar a antiga União Soviética. 

Na época, a CIA acreditava que os bichos conseguiriam cumprir tarefas excepcionais durante missões clandestinas. Na Operação Tacana, pombos foram treinados com o auxílio de pequenas câmeras para tirar fotos de locais estratégicos dentro da União Soviética. 

Em outros momentos, corvos foram usados para jogar dispositivos de escuta em janelas e um específico até foi usado para recuperar e entregar objetos. Além disso, a CIA também cogitou treinar aves migratórias para identificar supostos testes de armas químicas pela antiga URSS.

Os pássaros viraram alvo das missões pelo fato deles possuírem a capacidade de encontrar o caminho de volta, sendo uma vantagem para a agência. Mas não foram somente estes animais. 

Arquivos revelam que cães foram testados com estimulantes elétricos - que orientariam os animais de forma remota -, dispositivos de escuta foram implantados dentro de gatos e golfinhos foram envolvidos em missões subaquáticas perigosas. 

Para se ter ideia, em 1967, a CIA gastou mais de US$ 600 mil em programas que envolviam o treinamento de animais. Oxygas para o teste de golfinhos, Axiolite envolvendo pássaros e Kechel para cães e gatos.

Estados Unidos União Soviética Guerra Fria CIA cachorros animais golfinhos gatos. corvos pombos

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


‘The Office’: Atriz diz ter se recusado a gravar piada ofensiva na série


Gata é enviada por acidente em pacote da Amazon e sobrevive a viagem de 6 dias


Em homenagem, capacete de Ayrton Senna será projetado na ‘Sphere’ em Las Vegas


Novo estudo em quadra esportiva maia encontra oferendas e plantas ritualísticas