Imagem ilustrativa - Pixabay
Suécia

Cidade sueca cria campanha para acabar com ‘epidemia da solidão’

Para melhorar as relações interpessoais de seus moradores, Luleå abraçou a iniciativa “Säg hej!”; entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 22/11/2023, às 12h38

Pós-pandemia, muitas pessoas ainda lutam para restabelecer suas relações interpessoais ou escaparem da solidão. O problema é descrito pela Organização Mundial da Saúde como um "ameaça urgente à saúde".

Mas a situação se torna ainda mais complicada em países gelados, principalmente durante o inverno, quando as interações sociais se tornam ainda menos frequentes. Para lutar contra isso, uma cidade ao norte da Suécia criou uma campanha simples para conectar moradores solitários: pedindo para que todos digam "olá" uns aos outros.

A solidão e o isolamento são grandes problemas em qualquer época do ano, em quase qualquer lugar do mundo neste momento", disse Micael Dahlen, professor de conforto, bem-estar e felicidade na Escola de Economia de Estocolmo, ao The Guardian.

"Isso vem com a época em que vivemos, com o estilo de vida que temos, onde não necessariamente nos encontramos na mesma medida que costumávamos. Isto acelera no inverno, quando estamos menos ao ar livre e menos sociais", acrescentou, apontando que a Suécia é especialmente suscetível a isso devido à sua cultura.

Contra a solidão

Para combater o problema, as autoridades da cidade de Luleå — onde o sol começa a se por no início da tarde, fazendo com que a maior parte do dia seja de escuridão — abraçaram uma campanha para incentivar que os moradores espalhem alegria com um caloroso "olá".

Segundo o The Guardian, por lá, cerca de metade dos jovens entre 16 e 29 anos possuem problemas ligados à solidão. "Antes da Covid era 50-50: algumas pessoas se cumprimentavam. Mas depois da Covid as pessoas ficaram com mais medo de ter contato com estranhos", disse Seyed Mohsen Hashemi, morador de 25 anos.

A nova campanha, porém, pretende acabar com isso, incentivando que as pessoas digam "hej" – o termo sueco para 'olá' — uma para as outras. "Um hej pode mudar o dia de alguém", admite Hashemi.

A iniciativa "Säg hej!" ('diga olá') foi iniciada por Åsa Koski, que trabalha para a cidade. Desde então, a frase já é anunciada em ônibus e até mesmo escolas estão organizando workshops sobre saudações amigáveis.

"Não queremos apenas que Luleå cresça como cidade; queremos que Luleå seja uma cidade agradável, segura e amigável, onde também haja cultura, atividades de lazer e desporto", disse Koski. Ela acrescentou que interações amigáveis ​​com pessoas que você não conhece fazem você se sentir "mais visto e um pouco mais pertencentes".

A pesquisa mostra que isso tem um efeito na saúde e muitas vezes no desejo de ajudar uns aos outros. Se você disser oi para seus vizinhos, é mais provável que você os ajude", completou.
notícias sociedade Suécia saudação solidão Luleå relação interpessoal olá

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023