Berçário de polvo encontrado no fundo do Oceano Pacífico - Reprodução / Schmidt Ocean Institute
Polvo

Cientistas descobrem curioso berçário de polvo em expedição no oceano

O berçário dos pequenos animais foi localizado em uma montanha subaquática na Costa Rica

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 01/07/2023, às 10h11

A cerca de 3 quilômetros abaixo da superfície do Oceano Pacífico, na Costa Rica, em um afloramento rochoso, pesquisadores encontraram um berçário ativo de polvos. Este pode ser considerado o terceiro exemplo de um local de incubação em que um grande número de animais se agrupa dessa forma.

Cientistas que estavam a bordo do navio de pesquisa Falkor, do Schmidt Ocean Institute, realizaram uma expedição em junho com duração de três semanas, e durante esse tempo viram centenas de polvos, assim como observaram o nascimento de seus bebês no Afloramento Dorado, que é grande como um campo de futebol.

Essa foi uma das seis montanhas subaquáticas que foram pesquisadas pelo robô subaquático da embarcação dos pesquisadores, o ROV SuBastian. A montanha em questão fica a 2.800 metros de profundidade, no curso inferior da zona crepuscular do oceano.

Momento emocionante

A geomicrobiologista Beth Orcutt, pesquisadora sênior do Bigelow Laboratory for Ocean Sciences, com sede no Maine, que liderou a expedição junto com Jorge Cortés, da Universidade da Costa Rica e pesquisador do Centro de Pesquisa em Ciências Marinhas e Limnologia da universidade, disse:

Vimos que alguns deles estavam prontos para eclodir – como se o polvo tivesse acabado de sair. Foi um momento muito emocionante porque não esperávamos”.

De acordo com a CNN Brasil, a expedição ainda capturou imagens curiosas de outras formas de vida do oceano, tal como arraias, jardins de corais e até mesmo peixes-tripé.

pesquisa navio Expedição oceano cientistas Costa Rica polvo berçário montanha subaquática

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria