Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Polvos

Pesquisadores capturam imagens de polvos atirando objetos uns nos outros

Os polvos foram flagrados a 17 metros de profundidade nas águas da Austrália

Redação Publicado em 10/11/2022, às 20h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de polvos na Austrália - Reprodução / Vídeo
Imagem de polvos na Austrália - Reprodução / Vídeo

Pesquisadores puderam flagrar polvos apresentando comportamentos raros a 17 metros de profundidade nas águas da Austrália. Eles filmaram polvos arremessando objetos que, inclusive, acertavam uns aos outros.

Os polvos da espécie Octopus tetricus  lançavam lodo e conchas, entre outros detritos, que atingiam até mesmo outros membros da espécie. A atitude dos moluscos foi descrita na revista PLOS ONE nesta quarta-feira, 9.

Através de câmeras subaquáticas, como informado pela revista Galileu,  os estudiosos realizaram o flagra em um grupo de 10 polvos, na baía oceânica Jervis Bay, em 2015 e 2016. 

Pela análise realizada pela equipe de Peter Godfrey-Smith, da Universidade de Sydney, os polvos jogaram os detritos 102 vezes. Eles analisaram 24 horas de filmagem durante vários dias e puderam perceber que cerca de 50 % dos arremessos ocorreu durante ou próximo ao momento das interações com outros polvos, como nas tentativas de acasalamento, por exemplo.

Mais da metade dos arremessos, 66 %, foram realizados por fêmeas, e 17 % deles atingiram outros polvos. Quando atingidos pelo lodo ou conchas, os animais reagiam alternando seu comportamento. Então muitas vezes levantando seus tentáculos na direção do lançador. 

Motivo para os arremessos 

Os estudiosos acreditam que a atitude seja proposital. Embora não saibam a verdadeira intenção desses animais ao arremessar os detritos, eles acreditam que esse seja um sinal de que, em alguns contextos sociais, eles são capazes de ter atitudes direcionadas a outros indivíduos. 

Eles precisavam usar o jato de água de seus sifões, coletando o material e o liberando. Os polvos, sendo machos ou fêmeas, tinham que mover o sifão para uma posição incomum, indicando um comportamento intencional. 

Não foi possível verificar nenhum animal "retrucando" o ataque e nem uma luta iniciada  em decorrência dos lançamentos. 

“Os polvos podem, assim, ser definitivamente adicionados à pequena lista de animais que arremessam ou impulsionam objetos, e provisoriamente adicionados à lista mais curta daqueles que dirigem seus arremessos sobre outros animais”, explicaram.