Fotografia do jardim de polvos - Divulgação/ Ocean Exploration Trust/ NOAA
Polvos

Cientistas descobrem porque um jardim de polvos se formou na costa da Califórnia

Os moluscos de cor perolada do local formam o maior agrupamento de polvos do planeta; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 24/08/2023, às 10h50

Na base do Davidson Seamount, um vulcão subaquático inativo localizado na costa do estado norte-americano da Califórnia, existe um jardim de polvos pérola (cujo nome científico é "Muusoctopus robustus"), uma espécie que habita águas profundas. 

Trata-se do maior agrupamento de polvos do planeta, e, por isso, uma equipe de cientistas decidiu investigar o local. Segundo suas conclusões, que foram repercutidas pela CNN, os moluscos usam a região como um berçário onde chocam seus ovos. 

Em geral, polvos do fundo do mar levam uma média de quatro anos e meio para chocar seus ovos, porém os cefalópodes que rodeiam a base da formação vulcânica precisam de menos de dois anos para seus filhotes eclodirem, o que é muito mais rápido. 

É relevante mencionar que existe uma fonte hidrotermal por lá — que é uma fissura no assoalho oceânico de onde saem fluidos quentes. Conforme especularam os pesquisadores, a temperatura mais alta da água no local criou um ambiente propício para essa maior velocidade na eclosão dos ovos, aumentando o metabolismo das fêmeas e acelerando a incubação

Zona da meia-noite 

O berçário escolhido pelos polvos pérola fica a 3.200 metros de profundidade. Trata-se de uma área tão profunda do oceano que nenhuma luz a alcança, o que lhe rende o apelido de "zona da meia-noite". O local foi descoberto em 2018 e fascina os estudiosos de moluscos desde então, ainda de acordo com a CNN. 

Achamos que pode haver 20 mil polvos lá. E a questão é: bem, por que eles estão lá? E por que eles estão agregando? Parece que as águas quentes que emanam destas nascentes são a chave para a razão pela qual estes animais se reproduzem ali", apontou Jim Barry, o líder do estudo, a respeito das questões que sua pesquisa buscou responder. 
Califórnia moluscos berçário fonte hidrotermal polvos pérola polvos

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais