Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Machado de Assis

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'

Reação de influenciadora dos EUA após ler 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', de Machado de Assis, viralizou nas redes sociais; confira

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 19/05/2024, às 13h37 - Atualizado às 15h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Machado de Assis (à esqu.) e a influencer (à dir.) - Domínio público e reprodução/vídeo
Machado de Assis (à esqu.) e a influencer (à dir.) - Domínio público e reprodução/vídeo

Lançado em 1881, 'Memórias Póstumas de Brás Cubas' é um clássico da literatura brasileira. Escrito por Machado de Assis, o livro se tornou um dos assuntos mais comentados do X, antigo Twitter, no último sábado, 18. 

Uma influenciadora e escritora dos EUA, Courtney Henning Novak, viralizou entre brasileiros ao publicar sua opinião sobre a obra de Machado de Assis. 

Ela desenvolveu o projeto "Read around the World" no qual lê livros de diferentes países. Com o uso do alfabeto, ela escolhe país com a letra e consequentemente uma obra clássica.

Assim, ela chegou em 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', entretanto, não estava preparada para a história que encontrou.

No vídeo, ela diz que nada vai se comparar com o livro escrito por Machado de Assis há mais de 140 anos.

Me digam, o que eu vou fazer pelo resto da minha vida depois do livro? Tenho um monte de coisa para ler ainda, mas nada vai se comparar a isso daqui. Eu agora quero aprender português, preciso aprender", disse ela no vídeo.

A gravação despertou reações positivas de brasileiros. "Quando ler o Auto da Compadecida a bonita cai dura hahahhahaha", escreveu um internauta no X. "Eu se fosse ela pausava o projeto da volta ao mundo literária e lia todas as obras de Machado", comentou outra conta.

A obra

No livro, o escritor brasileiro cria um narrador que resgata sua vida depois de morto. Divisor de águas na carreira de Machado, o livro se tornou um dos mais importantes para compreender a literatura brasileira.

Inclusive, não é a primeira vez que a obra fascina pessoas de outros países. "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é um dos cinco livros favoritos do diretor de cinema norte-americano Woody Allen.

"Comecei a ler e achei uma novela completamente encantadora. Era ótimo, então li alguns dos contos e outro livro dele, e ele era um gênio, um escritor maravilhoso", disse ele em entrevista ao programa Conversa com Bial. "Como Susan Sontag apontou num prefácio, a sensação do livro é totalmente moderna. Quando lemos, poderia ter sido escrito ontem. É à frente do tempo".