Divulgação do filme - Divulgação/Netflix
Entretenimento

Cinebiografia The Post – A Guerra Secreta é disponibilizada na Netflix

Filme conta o escândalo do Pentagon Papers em 1971, quando o jornal The Washington Post expôs 14 mil páginas sobre o controverso envolvimento do Exército dos EUA na Guerra do Vietnã

Isabela Barreiros Publicado em 09/09/2020, às 13h46

Em 1971, o mundo entrou em choque ao saber mais detalhes da atuação dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. Expondo principalmente o envolvimento do país com o conflito entre os anos de 1945 e 1967, os documentos, que ficaram conhecidos como Pentagon Papers (documentos do Pentágono, em tradução livre), eram compostos por 14 mil páginas.

Os papéis foram produzidos a partir de uma Força-Tarefa de Estudos do Vietnã criada pelo secretário de Defesa dos EUA Robert McNamara em 17 de junho de 1967. A ideia era narrar com clareza toda a guerra, especialmente no que diz respeito aos estadunidenses. 

Em 18 de junho de 1971, o jornal The Washington Post decidiu que começaria a publicar reportagens baseadas nos Pentagon Papers, expondo as controvérsias dos militares envolvidos no conflito e também dos próprios membros do governo que não revelaram tudo sobre o que estava acontecendo. 

Até mesmo o procurador-geral assistente dos EUA, William Rehnquist pediu ao jornal que parasse com a série de artigos, mas isso não aconteceu. Esse episódio na história estadunidense ficou muito conhecido e relembrou a importância do jornalismo no contexto político.

Crédito: Divulgação/Netflix

 

Esse escândalo é contado na cinebiografia The Post - A Guerra Secreta (2017), dirigida pelo cineasta Steven Spielberg. O filme foi lançado em 2017 e já naquele ano ganhou o prêmio de Melhor Filme de 2017 pela National Board of Review.

Agora disponibilizada na Netflix, a produção conta com um elenco de fôlego, com Tom Hanks como editor do The Washington Post, Ben Bradlee, Meryl Streep como Key Graham, também editora do jornal e Bob Odenkirk interpretando o repórter responsável pelo furo, Ben Bagdikian.

Estados Unidos História Cinema Guerra do Vietnã The Washington Post pentagon papers

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!