A cobra junto ao emblema que inspirou seu nome - Aamod Zambre and Chintan Seth, Eaglenest Biodiversity Project / Divulgação
Entretenimento

Cobra descoberta na Índia recebe nome inspirado em personagem de franquia Harry Potter

Com referência em passagem do segundo livro, Harry Potter e a Câmara Secreta, a serpente tem relação com a casa de Sonserina

Wallacy Ferrari Publicado em 23/04/2020, às 10h31

A linha temporal principal da franquia Harry Potter teve seu último livro lançado em 2007 e o último filme em 2011, mas continua tendo referências em diversos âmbitos da cultura mundial.

Inspirados por Salazar Slytherin, fundador da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, os pesquisadores do Centro Nacional de Ciências Biológicas e da Sociedade de História Natural de Bombaim decidiram prestar uma homenagem a obra.

Encontrada em Arunachal Pradesh, na Índia, a venenosa cobra verde recebeu o nome cientifico de Trimeresurus salazar em homenagem ao diretor de Hogwarts. Seu nome popular é ainda mais simples, sendo resumida apenas como ‘a víbora de Salazar’. A inspiração ao nome é uma referência a casa de Sonserina, que tinha uma cobra em seu emblema, e foi fundada também por Salazar, que falava com as serpentes.

A espécie foi a segunda descoberta durante uma expedição na região de Arunal Pradesh, de acordo com o autor da publicação científica na revista Zoosystematics and Evolution, Zeeshan Mirza. Isso reflete diretamente a má documentação da biodiversidade presente não só no local, mas em todo o nordeste indiano.

“Futuras pesquisas dedicadas conduzidas no nordeste da Índia ajudarão a documentar a biodiversidade, ameaçada por inúmeras atividades de desenvolvimento que incluem projetos de ampliação de estradas, agricultura e hidrelétricas”, acrescentou Mirza.

A cobra não foi o único animal a ter seu nome científico inspirado em alguma referência de Harry Potter; em 2017, um caranguejo da família Christmaplacidae encontrado na ilha de Guam foi nomeado como Harryplax severus, inspirado diretamente no personagem principal da franquia.

Índia descoberta Cinema Harry Potter Cobra

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada