Duas esculturas encontradas em Myra, Turquia - Divulgação/Ministério da Cultura e Turismo e da Universidade de Akdeniz
Arqueologia

Coleção de 50 impressionantes estatuetas de terracota é descoberta na Turquia

As esculturas de 2 mil anos representavam mulheres, homens, crianças, divindades, entre outras figuras importantes para a época

Isabela Barreiros Publicado em 29/09/2020, às 13h40

Uma equipe de arqueólogos descobriu, durante escavações realizadas na cidade de Myra, na província de Antália, na Turquia, uma grande coleção de estatuetas importantes para a história da região. Os pesquisadores catalogaram mais de 50 esculturas de terracota que possuem entre 2 mil e 2.200 anos.

O trabalho foi liderado por Nevzat Çevik, em nome do Ministério da Cultura e Turismo e da Universidade de Akdeniz, e revelou artefatos que representam mulheres, homens, crianças, deuses, deusas, carneiros, cavaleiros, carregadores de frutas, mulheres com filhos, entre outras que ainda não foram identificadas.

Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura e Turismo e da Universidade de Akdeniz

 

“Encontramos uma coleção incrível de estatuetas de terracota juntos. Ainda não alcançamos a coleção inteira. É como se o povo de Myra tivesse ressuscitado, corrido junto e alcançado hoje”, disse Çevik. “Intactas e completas, há centenas de outras peças de estatueta pertencentes à coleção, que atualmente inclui 40-50 peças. Quando as peças quebradas se juntam, haverá mais estatuetas também”, acrescentou.

O coordenador ainda explicou: “O fato de as tintas nelas estarem parcialmente preservadas nos mostra a cor das roupas que usavam em sua época. A criação dessa rica coleção de uma extraordinária variedade de estatuetas também nos mostra a tecnologia da época e a arte da estatueta. Dá pistas valiosas sobre o que existia nos séculos 1 e 2 a.C. em Myra”. 

Para Çevik, as descobertas impressionantes “fornecem informações importantes sobre a arte, cultura e crenças dos período, que são obras únicas muito importantes que vemos pela primeira vez”. 

História Turquia arqueologia notícia escultura Estatueta terracota

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?