Coleção de conchas foi encontrada - Divulgação
Conchas

Perdida por mais de 40 anos, coleção de conchas do século 18 é encontrada

Composta por mais de 200 espécimes de conchas, a coleção se encontra exposta pela primeira vez em mais de um século

Giovanna Gomes Publicado em 14/03/2024, às 12h16 - Atualizado em 15/03/2024, às 10h06

Uma coleção de conchas do século 18, considerada "internacionalmente importante" e perdida por mais de 40 anos, foi devolvida ao English Heritage após ser encontrada por acaso.

Composta por mais de 200 espécimes, incluindo uma espécie extinta e várias que se acredita terem sido coletadas durante a terceira viagem do capitão Cook, a coleção se encontra exposta pela primeira vez em mais de um século no Forte e Museu Romano de Chesters desde ontem, quarta-feira, 13.

Como destacou o portal de notícias Hexham Courant, a extensa coleção pertenceu a Bridget Atkinson (1732-1814). Embora nunca tenha saído da Grã-Bretanha, ela reuniu mais de 1.200 conchas de diversas partes do mundo, transmitindo sua paixão por colecionar para seu neto, John Clayton (1792-1890).

Embora a maior parte de sua coleção tenha sido vendida junto com a propriedade de Clayton no ano de 1930, aproximadamente 200 conchas foram exibidas no museu e posteriormente emprestadas ao departamento de zoologia do Armstrong College, agora parte da Universidade de Newcastle.

Na década de 1980, durante uma limpeza do escritório da universidade, as conchas pareciam ter desaparecido para sempre, até que foi revelado que o professor John Buchanan as havia salvo de serem descartadas.

Um milagre

A curadora de coleções da English Heritage para a Muralha de Adriano e o Nordeste, Frances McIntosh, disse, segundo o portal Hexham Courant: "Sempre soubemos sobre a coleção de Bridget Atkinson, mas acreditávamos que ela estava completamente perdida.

Descobrir que as conchas não apenas sobreviveram, mas foram mantidas seguras e amadas durante todo esse tempo é nada menos que um milagre", declarou.

"Ele resgatou o acervo por acreditar na conservação, e as conchas permaneceram na casa da nossa família por 35 anos", disseram os familiares de Buchanan. "Após a morte da nossa mãe, descobrimos que as conchas faziam parte da Coleção Clayton".

Reino Unido coleção conchas capitão Cook

Leia também

Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência


Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA