Fotografia de Victor Escobar - Divulgação/Twitter/VictorEscobarYDiana
Colômbia

Colombiano sem doença terminal é autorizado a morrer por eutanásia

O homem de 60 anos teve dois AVCs e afirma que seus dias são de ‘sofrimento e dor’

Penélope Coelho Publicado em 07/01/2022, às 07h47

Nesta sexta-feira, 7, às 17 horas da tarde, o colombiano Victor Escobar Prado, de 60 anos, deve se tornar a primeira pessoa sem doença terminal a morrer através de eutanásia em seu país.

O idoso sofre as consequências de dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs), ocorridos entre 2007 e 2008. Além disso, há quatro anos Victor foi vítima de um grave acidente de carro, que piorou seu quadro. Durante dois anos, o homem lutou na Justiça para ter o direito de que seu pedido para eutanásia fosse aprovado.

De acordo com informações publicadas pelo portal de notícias g1, Escobar enfrenta dificuldades de locomoção, com o lado esquerdo de seu corpo totalmente paralisado. Além disso, sofre de doenças como fibrose pulmonar, diabetes e hipertensão. O colombiano ainda tem problemas cardíacos e já sofreu trombose.

Há dois anos, a esposa de Prado, Diana, usa as redes sociais para relatar as dificuldades enfrentadas do marido. Em entrevistas, o homem — que expele sangue pelos pulmões e que perdeu a memória — afirma que seus dias são de “sofrimento e dor”.

Sabe-se que desde 1997, a eutanásia é autorizada na Colômbia. Entretanto, sem doenças terminais o caso é diferente. Antes de Victor,Martha Sepúlveda, de 51 anos, que sofre com esclerose lateral amiotrófica (ELA), tentou realizar o procedimento. Mas, teve sua eutanásia cancelada algumas horas antes.

morte notícias Colômbia doença homem eutanásia

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada