Fotografia de Joe Biden - Wikimedia Commons
Estados Unidos

Com objetivo de recuperar a economia norte-americana, Biden anuncia plano de 1,9 trilhão de dólares

O presidente eleito dos EUA prometeu criar ‘milhões de empregos’ no setor industrial do país, que sofre uma grande crise atualmente

Redação Publicado em 15/01/2021, às 07h11

De acordo com informações da agência de notícias RFI publicadas pelo UOL, nesta sexta-feira, 15, Joe Biden, presidente eleito dos EUA, anunciou ontem, 14, a criação de um plano econômico de US$ 1,9 trilhão de dólares para recuperar a economia norte-americana.

Segundo o político, seu governo pretende criar “milhões de empregos” no setor industrial do país — que atualmente enfrenta a pior crise desde a Grande Depressão, na década de 1930. Se aprovado pelo Congresso, o plano pode entrar em vigor.

Em coletiva de imprensa, o democrata afirmou que o dinheiro dos contribuintes será usado para “reconstruir o país”: “Imaginem um futuro feito nos Estados Unidos e por americanos [...] compraremos produtos americanos, sustentando milhões de empregos industriais". O presidente eleito continuou dizendo que diante da atual situação econômica dos EUA os norte-americanos não devem ficar de “braços cruzados”.

Contudo, o plano de Biden enfrenta críticas sobre um possível endividamento que pode causar prejuízos para as finanças públicas dos EUA. O político rebateu dizendo: “O retorno dos investimentos em termos de emprego e igualdade racial evitará danos econômicos no longo prazo [...] Os benefícios serão muito maiores que o custo".

Além disso, Joe anunciou que parte dos valores serão enviados para comunidades locais que sofreram os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.

Sobre Joe Biden 

No dia 7 de novembro, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. 

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC também apontaram a vitória do democrata.

Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado vitória no dia 4 de novembro, antes mesmo do encerramento da apuração.

Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos. 

As duas últimas vezes que tentou concorrer à presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos.

Estados Unidos notícias economia plano Joe Biden Recuperação

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria