O Cometa do Diabo, que ficará visível a olho nu em abril - Reprodução/X/Comet Chasers
Espaço

‘Cometa do Diabo’ pode ficar visível a olho nu durante eclipse em abril

O cometa poderá ser visto em algumas partes do mundo no próximo dia 8; entenda como e onde ver o raro fenômeno no céu

Isabelly de Lima Publicado em 21/03/2024, às 14h54

Uma exibição celestial incomum está cativando os astrônomos e entusiastas do espaço em todo o mundo. Trata-se do cometa de chifres, notável por suas recentes explosões, que estará visível no céu noturno durante o restante de março.

Além disso, os especialistas esperam uma aparição única durante o eclipse solar total em 8 de abril, embora este evento seja visível apenas em partes do Hemisfério Norte.

A peculiaridade desse cometa tem intrigado cientistas, que o comparam à icônica espaçonave Millennium Falcon dos filmes “Star Wars” quando está ativo. O Cometa Pons-Brooks, oficialmente conhecido como Cometa 12P/Pons-Brooks, completa uma órbita ao redor do Sol a cada 71 anos, semelhante ao Cometa Halley, proporcionando uma rara oportunidade de estudo para os astrônomos.

Em sua passagem mais próxima do Sol em 21 de abril, o cometa estará a cerca de 74,4 milhões de milhas (119,7 milhões de quilômetros) de distância, enquanto sua aproximação da Terra em 2 de junho não representará nenhum risco, já que estará a 139,4 milhões de milhas (224,4 milhões de quilômetros) de nosso planeta.

Melhor visualização

Para os observadores no Hemisfério Norte, os últimos 10 dias de março oferecerão a melhor oportunidade de visualização. Segundo o Dr. Paul Chodas e Davide Farnocchia, do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA, o cometa estará visível a olho nu no horizonte oeste cerca de uma hora após o pôr do sol.

O cometa vai brilhar um pouco mais à medida que se aproxima do sol, e deve ser visível a olho nu baixo no oeste cerca de uma hora após o pôr do sol” como informado por um email conjunto de Chodas e Farnocchia. “Você deve ir para um local longe das luzes da cidade e com uma visão desobstruída do horizonte oeste. Seria aconselhável usar um par de binóculos, já que o cometa pode ser difícil de localizar sem eles”.

Após 2 de abril, ele se moverá para o céu diurno e não será visível para observadores noturnos, mas ele reaparecerá durante o eclipse solar total em 8 de abril, quando estará a uma distância de aproximadamente 25 graus do Sol eclipsado.

Este visitante cósmico, avistado pela primeira vez em 1812 pelos astrônomos Jean-Louis Pons e William Robert Brooks, tem uma aparência verde característica devido à presença de moléculas de carbono diatômico que emitem uma luz verde sob a influência solar.

Com estimados 6,2 a 12,4 milhas (10 a 20 quilômetros) de diâmetro, o cometa oferece uma oportunidade única para entender melhor a natureza e o comportamento desses corpos celestes, segundo a CNN Brasil.

diabo Espaço fenômeno cometa cientistas aparição eclipse olho visto nu visível

Leia também

Casas em Foz do Iguaçu de pioneiro alemão devem virar museu este ano


Registros da Invasão da Tchecoslováquia, de Josef Koudelka, ganham exposição no IMS


The Crown: Criador admite que ‘não queria mais fazer a série’ após a morte de Elizabeth II


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Besouro-tigre usa ultrassom para se defender de morcegos, diz pesquisa


Legalmente Loira: O que sabemos sobre série derivada do filme de romance?