Fumaça na cidade de Centralia - Wikipedia
Curiosidades

Conheça a cidade da Pensilvânia que é tomada por chamas há mais de 50 anos

Um incêndio incontrolável consome a cidade fantasma de Centralia na Pensilvânia, EUA, desde 27 de maio de 1962.

Giovanna de Matteo Publicado em 06/08/2020, às 11h40

Centralia, na Pensilvânia, virou uma "cidade fantasma" após um incêndio ocorrer em maio de 1962. A causa da combustão foi um aterro sanitário que a prefeitura decidiu colocar fogo antes da celebração do "Memorial Day", feriado que homenageia os militares norte-americanos mortos em combate.

Tudo começou porque o espaço ficava ao lado do cemitério onde os veteranos de guerra estavam enterrados. Por conta do cheiro de lixo que emanava no local, moradores avaliavam tal fato como "desrespeito" aos soldados que ali descansavam em paz. 

O grande problema dessa história foi que o aterro estava sob uma Mina de Carvão — que vão se tornando mais profundas ao longo do tempo e acabam interrompendo túneis de outras minas subterrâneas.

Aviso na Rota 61 sobre perigo de gases tóxicos de Centralia

 

Além do mais, uma lei estadual de 1956 obrigava as cidades que quisessem transformar minas abandonadas em aterros, a selar todos os túneis e buracos que poderiam interferir com material anti-incêndio, para evitar o contato do lixo com túneis pré-existentes e permitir que funcionários do governo inspecionassem o local com frequência.

Embora essa prática seja comum na Pensilvânia (que é famosa pela mineração), os devidos cuidados não foram tomados para atear fogo no aterro de Centralina e mesmo após bombeiros terem apagado as labaredas da superfície, a irresponsabilidade acabou causando camadas de brasa profundas e subterrâneas, que só se tornam chamas visíveis em dias mais secos. 

Como era de se esperar as chamas voltaram para a superfície dois dias depois e permanece assim até os dias de hoje. Desde então, o incêndio subterrâneo se espalhou por uma área de 15 quilômetros quadrados. 

Com isso, muitos moradores morreram asfixiados após ocorrer a abertura de fissuras nos porões de suas casas. O incidente também levou o afundamento da rota 61, estrada que passa por Centralia, além da grande liberação de gases tóxicos por toda a cidade.


+ Saiba mais sobre os através de grandes obras disponíveis na Amazon:

A História não Contada dos Estados Unidos, de Oliver Stone (2015) - https://amzn.to/3fZA3Nf

Uma breve história dos Estados Unidos, de James West Davidson (2016) - https://amzn.to/2X7k72V

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Estados Unidos curiosidades incêndio bizarro Pensilvânia Cidade Fantasma

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


‘The Office’: Atriz diz ter se recusado a gravar piada ofensiva na série


Gata é enviada por acidente em pacote da Amazon e sobrevive a viagem de 6 dias


Em homenagem, capacete de Ayrton Senna será projetado na ‘Sphere’ em Las Vegas


Novo estudo em quadra esportiva maia encontra oferendas e plantas ritualísticas


Estudo em misterioso buraco azul revela possíveis túneis e cavernas submarinas