Imagens do estado de abandono do Edifício S. Pedro - Reprodução/Vídeo/YouTube/O Povo Online
Brasil

'Copacabana Palace cearense': Edifício S. Pedro começa a ser demolido

Nesta terça-feira, 5, a Prefeitura de Fortaleza iniciou a demolição do Edifício S. Pedro, também conhecido como o “Copacabana Palace cearense”

Redação Publicado em 05/03/2024, às 16h03

Iniciou-se nesta terça-feira, 5, a demolição do Edifício São Pedro, considerado por muitos como o “Copacabana Palace cearense”. O prédio de 1951, batizado de Iracema Plaza Hotel época de sua inauguração, foi a primeira construção da orla de Fortaleza com mais de um andar.

No final da década de 1970, o local passou a ser de uso residencial, momento em que ganhou o atual nome. No entanto, após mais de vinte anos de abandono, a estrutura, que esteve presente na Praia de Iracema há 73 ano,s será demolida pela Prefeitura de Fortaleza.

Conforme repercutido pelo jornal O POVO, a autoridade afirmou em nota que “a precária situação da edificação chegou ao limite”, e que a decisão do município foi feita em razão do “grande risco de desmoronamento”.

Os laudos técnicos indicam não ser mais possível a recuperação. Enquanto isso, o imóvel vem sendo depredado e acessado por quem desconhece ou ignora a insegurança”, destacou o prefeito José Sarto em seu comunicado.

Despejados

É importante ressaltar que ao menos 16 pessoas em condição de rua utilizavam o edifício como abrigo. Segundo o comunicado enviado ao jornal O POVO, a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) esclareceu que o edifício foi evacuado no dia 1° de março.

A saída do equipamento foi totalmente voluntária, foi fruto de uma abordagem técnica. Eles compreenderam a situação de risco em que estavam submetidos e saíram voluntariamente”, explicou Francisco Ibiapina, secretário municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Porém, algumas das pessoas que moravam no Edifício São Pedro estavam no local na manhã desta terça-feira, 5, e relataram que não puderam retirar seus pertences do prédio. Wanderson Morais, de 27 anos, que morava lá há mais de uma década, disse que itens como televisão, cama e geladeira continuam no prédio.

Sua esposa, Micaele Roberta, lamentou a evacuação do edifício, especialmente durante o período chuvoso em Fortaleza. Segundo ela, a Prefeitura apenas comunicou que o local seria demolido e que eles deveriam sair.

Já a SDHDS afirmou que, das 16 pessoas que estavam no São Pedro em 1º de março, oito manifestaram interesse no Aluguel Social, enquanto nenhuma quis abrigo. A Prefeitura disse que se encontra em uma “fase preliminar de emissão da documentação para permitir que as oito pessoas que demonstraram interesse passem a integrar o programa de aluguel social”.

Fim da linha

Em um projeto de demolição que deve durar até três meses, e custou 1,7 milhão de reais, a Praia de Iracema perde grande parte de sua história neste primeiro semestre de 2024. 

Após a conclusão das obras, a calçada será renovada como parte da revitalização da orla. No entanto, as decisões sobre o destino do espaço e as atividades a serem realizadas no terreno serão de responsabilidade dos proprietários, a família Philomeno Gomes.

prédio demolição ‘Copacabana Palace cearense’ Edifício S. Pedro Praia de Iracema

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência