Fumio Kishida, atual primeiro-ministro do Japão, e Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte - Getty Images
Coreia do Norte

Coreia do Norte dispara míssil e deixa Japão em estado de alerta

Míssil disparado pelos norte-coreanos nesta quinta-feira, 13, alertou especialmente moradores de Hokkaido

Éric Moreira, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 13/04/2023, às 08h32 - Atualizado às 08h52

Nesta quinta-feira, 13, a Coreia do Norte foi responsável pela emissão de um alerta, por parte do governo do Japão, para os residentes de uma das ilhas da península, após dispararem um míssil. O aviso, direcionado mais especificamente aos moradores do extremo norte da ilha principal de Hokkaido, informou que o foguete deveria cair perto da ilha por volta das 8h — 20h no horário de Brasília.

Apesar da preocupação com o míssil no ar, de acordo com o UOL, o governo japonês posteriormente suspendeu a ordem de retirada para os residentes de Hokkaido, justificando que um sistema de alerta de emergência teria cometido um erro na previsão de que o projétil cairia próximo à ilha.

Por fim, o próprio governo norte-coreano informou que o míssil balístico foi lançado na costa leste da península coreana.

Tensões crescentes

Segundo o UOL, o lançamento do míssil ocorreu somente dois dias depois que a KCNA — veículo de imprensa estatal da Coreia do Norte — informou que Kim Jong-un, líder supremo do país, pediu o fortalecimento da dissuasão de guerra do país.

Isso foi feito, por sua vez, sob a justificativa de que essa seria uma maneira "mais prática e ofensiva" para conter o que é descrito como os "movimentos de agressão" dos Estados Unidos.

Além disso, a Coreia do Norte também surgiu criticando a recente série de exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul próximos às suas fronteiras.

Segundo o comunicado, isso apenas faz as tensões entre os norte-coreanos e os americanos ficar cada vez maior, de forma que seus testes de armas, inclusive nucleares, seriam intensificados.

Mundo Coreia do norte Japão notícias Política geopolítica míssil alerta testes de armas

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023