Donald Trump - Getty Images
Pandemia

Coronavírus: Trump e aliados lucrariam com o aumento das vendas de cloroquina

De acordo com o The New York Times, o presidente e alguns membros do Partido Republicano tem um interesse específico na produção do produto

André Nogueira Publicado em 08/04/2020, às 09h25

Segundo nova reportagem do The New York Times, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, grande defensor do uso da cloroquina no tratamento da Covid-19, e seus aliados possuem participação financeira na produção do medicamento, que ainda não se provou eficaz no tratamento da patologia que se dissemina pelo mundo.

De acordo com a matéria, Trump tem algumas ações da Sanofi, empresa francesa que fabrica o fármaco. Além disso, outros membros de seu governo seriam beneficiados pelo aumento do uso da cloroquina.

É o caso de Ken Fisher, empresário que insere grandes quantidades de dinheiro no Partido Republicano e acionista da Sanofi, e Wilbur Ross, secretário do Comércio do atual governo e investidor da empresa e da Mylan, também produtora de remédios.

A hidroxicloroquina ainda não teve sua eficiência confirmada por cientistas do mundo inteiro no tratamento do coronavírus, sendo originalmente usada em casos de lúpus, malária e doenças reumáticas. O uso massivo do produto sem instruções médicas pode gerar escassez do mesmo nas farmácias, prejudicando aqueles que fazem uso contínuo. Além de efeitos colaterais.

No Brasil, o presidente Bolsonaro acompanhou o discurso de Trump em defesa do fármaco, mesmo contra as indicações da Organização Mundial da Saúde. Segundo pesquisa da Sociedade Internacional de Quimioterapia Antimicrobiana, rebatendo um estudo francês sobre o remédio, a cloroquina “não atende ao padrão esperado pela sociedade”. 

pandemia Bolsonaro Trump coronavírus Cloroquina

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb