Crânio de tartaruga - Divulgação
Arqueologia

Crânio de tartaruga de 95 milhões de anos é encontrado quase intacto na Argentina

O réptil é de uma espécie de água doce já extinta que viveu durante o Cretáceo

Vanessa Centamori Publicado em 05/05/2020, às 09h38

Enquanto andava por Cañadón de las Tortugas, um espaço dentro do sítio de La Buitrera, em Río Negro, Argentina, um paleontólogo encontrou um impressionante crânio de tartaruga. A descoberta, que aconteceu em 2015, foi recentemente analisada e a conclusão mostrou que o fóssil está muito bem conservado, embora possua 95 milhões de anos. 

O crânio pertenceu a um réptil hoje já extinto. A espécie da tartaruga foi denominada como Prochelidella buitreraensis, nome que faz alusão ao sítio arqueológico onde foi encontrada. 

"Prochelidella é um gênero de tartaruga de água doce extinta, do período Cretáceo na Patagônia", contou ao site Sputinik Mundo, o líder do estudo, Ignacio Maniel, doutor em ciências biológicas. "[A espécie] tem a característica de ser pequena, de 25 centímetros de comprimento e com uma morfologia particular na casca que a torna distinta".

Pesquisadores dentro do sítio de La Buitrera / Crédito: Divulgação 

 

O estudo, publicado no jornal científico The Journal of Systematic Palaeontology, só foi possível após a análise de restos da carapaça, vértebras e membros encontrados junto ao crânio do réptil. Esses achados permitiram apontar para o gênero do animal, que era comum na região mais austral do continente americano entre há aproximadamente 110 e 90 milhões de anos.

A tartaruga é tão comum por lá que em 1999 pesquisadores já haviam encontrado no sítio arqueológico de La Buitrer outros exemplares desses répteis. Porém, o crânio recém-estudado faz parte da primeira descoberta que inclui cabeça. Além disso, está especialmente bem conservado. 

ciência História Pré-história arqueologia Crânio tartaruga cretácio réptil pesquiadores

Leia também

Papa recebe Dilma no Vaticano e faz pedido: 'Reze por mim e eu rezo por você'


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Cidades italianas lutam para acabar com cidadania honorária de Mussolini


Mona Lisa deverá ter espaço 'exclusivo' no Louvre, em Paris


Aranhas em Marte: Entenda o fenômeno registrado no Planeta Vermelho


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada