Cratera que se abriu na Marginal Tietê - Divulgação/ CNN Brasil
Brasil

Cratera na Marginal: Vizinhos relatam momentos de tensão

“Muitas pessoas saíram correndo, mesmo sem saber o que estava acontecendo”, disse uma moradora de um prédio próximo ao local

Fabio Previdelli Publicado em 02/02/2022, às 10h35

Conforme relatado pela equipe do site Aventuras na História, na manhã de ontem, 1°, uma cratera se abriu no lado direito da pista da Marginal Tietê na Freguesia do Ó, em São Paulo, por onde passam as obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. De acordo com o governo, o acidente foi causado pelo rompimento de uma rede coletora de esgoto. 

A situação fez com que moradores de um prédio vizinho, situado a cerca de 150 metros do local, vivessem momentos de tensão e incerteza. A situação caótica tomou conta do Condomínio Terrazza Marina, fazendo com que ao menos 40 famílias deixassem suas residências. 

"Eu fiquei em pânico porque não sabia o que falar para os moradores. A gente viu o pessoal indo embora, com medo do prédio cair, e os helicópteros sobrevoando. Mas comecei a me acalmar quando falei com os engenheiros e o pessoal da Defesa Civil", diz Alcilene SIlva, gerente do condomínio, em entrevista ao Estadão. 

O prédio inteiro queria ir embora. Eles ficaram com medo de tudo que aconteceu”, completa. 

Silva explica que, na hora do acidente, todos começaram a sentir um cheiro forte de esgoto, embora ninguém soubesse explicar de onde ele vinha. “Pensamos que era algum problema no esgoto. Mas, quando me deparei que o problema não era no esgoto do condomínio, passei a me preocupar mais".

A situação só começou a ser normalizada no início da tarde, quando o diretor da Defesa Civil na Lapa, Robson Bertolotto, foi ao local e constatou que os prédios da região não corriam risco. "O condomínio está intacto. Não corre risco nenhum".

O síndico Júlio Harold também solicitou que uma perícia particular fosse feita no local. A nova análise corroborou com o que a Defesa Civil já havia constatado. 

“Muitas pessoas saíram correndo, mesmo sem saber o que estava acontecendo. A nossa ação foi arrumar a mala e ficar esperto. Até porque pensamos que poderia cortar gás, água e energia. Mas felizmente pudemos ficar”, relata a moradora Isabella Sarkis de Carvalho.

O que deixou o pessoal assustado foram os vídeos mostrando a vazão inicial. As pessoas pensaram que a água era do rio. E a gente sabe que água do rio não tem controle. Foi isso que mexeu com a cabeça das pessoas", completa o fotógrafo Gerson Areias, também residente do local. 

Com a situação tranquilizada, grande parte dos moradores retornou ao local. Entretanto, uma condômina, que preferiu não se identificar, explicou o porquê preferiu não voltar para os entornos da Marginal Tietê: "Ficar em um ambiente cheio de helicópteros e assistindo da janela do meu quarto ao asfalto da Marginal caindo e a cratera abrindo aos poucos cada vez mais estava me fazendo mal".

São Paulo notícias acidente metrô marginal tietê Cratera na Marginal

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada