Reprodução - Reprodução
Escócia

Curiosas esferas de pedra polida são encontradas em ilha na Escócia

As esferas encontradas durante escavação na ilha de Sanday, na Escócia, tem cerca de 5.500 anos

Redação Publicado em 07/12/2022, às 13h09

Misteriosas bolas de pedra foram encontradas por arqueólogos durante escavações na ilha de Sanday, na Escócia. As esferas, do tamanho de bolas de beisebol, tem cerca de 5.500 anos e foram descobertas em uma tumba do período neolítico.

Não se sabe ao certo qual será o propósito original das duas esferas de pedra polida encontradas, como informado em um comunicado da University of Central Lancashire (UCLan). Antes delas, em sítios arqueológicos que remontam ao período neolítico, centenas de bolas parecidas foram encontradas.

Os pesquisadores agora tentam descobrir, como informado pela History, qual será o enigma por detrás das curiosas esferas. A maioria foi encontrada na Escócia, no entanto, existem registros de algumas descobertas na Inglaterra, Irlanda e Noruega. 

Esferas lisas

Foram encontradas alguns objetos que apresentam gravura entalhada e outros de textura lisa, já que foram polidos. Segundo Vicki Cummings, professora de arqueologia da UCLan, essas bolas lisas foram produzidas em um período inicial do neolítico, enquanto as mais sofisticadas são posteriores.

"Provavelmente levava muito tempo para fazê-las, pois polir uma pedra é um processo muito demorado", disse.

Para explicar a função dos artefatos, os pesquisadores utilizam de diferentes hipóteses. A especulação é que as esferas eram utilizadas como armas, objetos cerimoniais ou simplesmente como objetos artísticos. Hoje, muitos dos arqueólogos acreditam que elas poderiam ter sido usadas como símbolos de status social.

Escócia ilha pedras mistério descobertas esferas

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência