Imagem ilustrativa - Pixabay
Brasil

Dados mostram que brasileiro confia mais na ciência e menos no governo

Levantamento do Barômetro da Confiança de 2022 aponta que a população brasileira tem confiança em cientistas mais alta que a média mundial

Redação Publicado em 30/03/2022, às 14h26

A pesquisa do Barômetro da Confiança de 2022, realizada pela Edelman, agência global de comunicação, mostrou que o brasileiro confia mais na ciência e menos no governo, conforme relatou o jornal Estado de S. Paulo.

Isso porque cerca de um terço dos brasileiros, enxerga o governo do país como confiável. Ao mesmo tempo, 81% dos entrevistados afirmaram confiar nos cientistas.

Enquanto o índice de confiança no governo piorou, embora já estivesse baixo nos últimos anos, o índice para a ciência melhorou no novo levantamento, chegando a ser mais alto que a média mundial, que está em 75%.

Autoridades governamentais são confiáveis para apenas 25% da população brasileira, o que, no mundo, possui um índice de 42%. Ao não ter confiança nos líderes políticos, os brasileiros depositam maior esperança nas empresas e em organizações não governamentais.

A mídia inspira a confiança de 47% dos brasileiros, enquanto ONGs possuem credibilidade para 60% da população brasileira e empresas estão em um índice de 64% de confiabilidade entre o povo.

O levantamento foi feito a partir de mais de 36 mil entrevistas online em 28 países, sendo cerca de 1.150 pessoas em cada país investigado. As entrevistas foram feitas entre 1º e 24 de novembro de 2021.

"Há dois anos as empresas saíram muito à frente no combate à pandemia e ajudaram a sociedade a passar por esse problema. E elas foram buscar muita parceria com o terceiro setor, que certamente navega com muito mais facilidade nessas questões", destacou Ana Julião, gerente-geral da Edelman Brasil, responsável pela pesquisa.

Brasil ciência História governo notícia levantamento

Leia também

Criador de 'Bebê Rena' impediu os próprios pais de assistirem série


Americano busca jacaré de estimação que foi capturado e solto em pântano


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Quadro Mona Lisa será realocado; saiba para onde pintura está sendo levada


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio