Imagens falsas que circulam nas redes sociais - Reprodução/Redes Sociais
Eleições 2022

De Lady Gaga a Mia Khalifa: As personalidades midiáticas alvo de fake news bolsonaristas

Personalidades midiáticas têm sido usadas na repercussão de fake news que contestam resultado das urnas eletrônicas

Redação Publicado em 07/11/2022, às 16h29 - Atualizado em 13/11/2022, às 10h00

Uma semana após o resultado das eleições, o Brasil tem sido tomado por informações falsas que contestam a vitória de Luis Inácio Lula da Silva, do PT, que derrotou o candidato Jair Bolsonaro, do PL. 

Nas redes sociais, circulam screenshots de conversas em grupos bolsonaristas que usam falsas informações na tentativa de afirmar que houve fraude na contagem dos votos, o que é falso. 

😐 NO, HE CAN'T READ MY POKER FACE

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) afirmam que o presidente se reuniu com ministra do Tribunal de Haia. Na mensagem, a suposta ministra é Stefani Germanotta, a LADY GAGA. pic.twitter.com/1iLlQnC5Xh

— Camarote da República  (@camarotedacpi) November 6, 2022

Uma dessas figuras é a cantora e atriz Lady Gaga. Na legenda de uma publicação, acompanhada de um alerta de "URGENTE" no topo, é difundida a seguinte fake news: "Bolsonaro conversa nesta quarta-feira com a ministra Stefani Germanotta sobre providências a serem tomadas após as 72 horas. Tudo indica que ocorrerá uma intervenção federal para reapurar os votos das urnas. É isso galera, vamos continuar nas ruas, não podemos desistir, estamos quase lá."

Na verdade, a mulher que aparece na videochamada é a cantora Lady Gaga, que tem Stefani Germanotta como nome de batismo. Mas Gaga não é a única. Outro nome que também repercutiu em uma notícia falsa é Agnetha Fältskog, vocalista do famoso grupo ABBA. 

A imagem que mostra a artista conta com a legenda 'Juíza renomada sueca Anna Ase  fala sobre a fralde nas eleições brasileiras de 2022'. O printscreen também mostra uma fala atribuída a 'juíza': "Analisando de perto as eleições, só pude confirmar o que já desconfiava". O vídeo usado na fake news é de 2013, enquanto a artista dava entrevista. 

O suposto especialista em urnas eletrônicas (e amigo de Eduardo Bolsonaro) realmente vive em uma realidade paralela. Até Agneta Fältskog, vocalista do ABBA, é alvo das mentiras, apresentada como suposta juíza sueca que analisou as eleições brasileiras. pic.twitter.com/qltOcq1LUL

— Odilon Caldeira Neto (@odiloncaldeira) November 6, 2022

Outro nome que também já é conhecido entre os brasileiros é o da personalidade midiática Mia Khalifa, que também foi alvo de notícia falsa sobre o resultado das eleições 2022. Uma imagem mostra Mia com a manchete: "Diretora do departamento anti-fraudes eleitorais do Tribunal de Haia diz que está chocada com as provas obtidas". 

Okay at this point I should be asking if I’m late for work, I think I actually have the job pic.twitter.com/zNzMWFvfHG

— Mia K. (@miakhalifa) November 6, 2022

Mia, que já trabalhou com entretenimento adulto, se pronunciou e brincou diante da repercussão da fake news com a sua imagem: "Ok, a esse ponto eu deveria estar perguntando se estou atrasada para o trabalho", escreveu ela no Twitter. 

Brasil Política Bolsonaro Lula eleições 2022 Segundo Turno candidatos

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental