Eugenie e Dries van Agt - Reprodução/Vídeo/YouTube/Speed News TV
Mundo

De mãos dadas, ex-premiê da Holanda e esposa realizam eutanásia dupla

Dries e Eugenia van Agt optaram por morrer pela realização da eutanásia dupla, um procedimento legalizado pelo governo da Holanda em 2002

Redação Publicado em 12/02/2024, às 12h45 - Atualizado em 13/02/2024, às 13h42

Na última segunda-feira, dia 5 de fevereiro, o ex-primeiro-ministro holandês, Dries van Agt, e sua esposa, Eugenie, morreram após a realização de uma eutanásia dupla na Holanda. Segundo a The Rights Forum, uma organização pró-Palestina criada por van Agt, o casal, que escolheu morrer junto, estava de mãos dadas durante o procedimento. 

Ainda conforme divulgado pela fundação, o ex-premiê, que governou a Holanda de 1977 até 1982, possuía sequelas de uma hemorragia cerebral de 2019, e sua esposa optou por não viver sem o marido. 

Segundo repercutido pelo G1, a legislação do país permite que casais realizem o procedimento. Somente desde o ano de 2022, o governo holandês registrou 116 eutanásias duplas. 

O interesse pela eutanásia dupla está crescendo, mas ainda é algo raro. É puro acaso que duas pessoas estejam sofrendo insuportavelmente, sem perspectiva de alívio ao mesmo tempo e que ambas desejem a eutanásia", explicou Elke Swart, diretor do Expertisecentrum Euthanasie, à agência de notícias Reuters.

O procedimento

A eutanásia foi legalizada na Holanda em 2002, mas só pode ser realizada em pacientes em sofrimento, sem perspectiva de alívio e que expressaram o desejo de morrer. Além disso, o procedimento requer a certificação de pelo menos dois médicos.

Dries e Eugenie van Agt estavam casados há 70 anos quando, aos 93 anos, ambos faleceram na residência do casal, de acordo com a fundação do ex-premiê.

Mundo Holanda notícias esposa Dries van Agt ex-premiê eutanásia dupla Eugenia van Agt

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência