Imagem da estátua de Fernão Dias no Museu do Ipiranga - Reprodução / Vídeo
Metrô de São Paulo

De Paulo Feire a Fernão Dias: Estação de metrô em São Paulo mudará de nome e homenageia bandeirante

Após pesquisa de opinião, nome provisório de estação será alterado para homenagear o bandeirante Fernão Dias

Redação Publicado em 14/03/2023, às 19h32 - Atualizado em 16/03/2023, às 18h33

Desde que foi anunciada em 2013, a desapropriação de terrenos para a expansão da Linha 2 - Verde do Metrô de São Paulo, uma de suas estações receberia o nome de Paulo Freire, “patrono da educação brasileira”. No entanto, o Metrô anunciou a alteração do nome da futura estação para Fernão Dias, conhecido como "caçador de esmeraldas", um bandeirante escravocrata responsável por explorar a população indígena.

Embora o nome da estação — que será construída na Avenida Educador Paulo Freire próximo à Rodovia Fernão Dias — tenha sido alterado, sua obra ainda nem começou. Para que os trabalhos sejam iniciados, como repercutido pelo G1, dependem de outras desapropriações. 

Mudança de nome

O Metrô, empresa controlada pelo governo paulista, ao ser questionada, ainda segundo a fonte, afirmou que a escolha dos nomes das estações é feita por estudos e pesquisas de opinião com moradores das regiões próximas, mas sem informar em que período essas pesquisas foram feitas, quantas pessoas participaram, desde quando a consulta é realizada e nem mesmo quais outras estações estão em processo de validação de nome. 

"Para a estação Fernão Dias, o processo - pesquisa de toponímia e pesquisa de opinião - foi concluído em 2022 e esse nome obteve a maior quantidade de respostas na pesquisa de opinião (57%), em relação aos outros dois nomes possíveis: Paulo Freire (29%) e Parque Novo Mundo (14%)", respondeu o Metrô em nota.

De acordo com a companhia, o nome Paulo Freire, para a criação de referências nos projetos até a confirmação pelas pesquisas, "era apenas provisório". A mudança de nome ocorre sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Obra

A Linha 2 - Verde liga a estação Vila Madalena, na Zona Oeste, até a estação Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo. Com o projeto de extensão, a previsão é de ligação da Vila Prudente até Guarulhos, na Região Metropolitana. Com entrega estimada para 2026, a expansão, na primeira etapa, irá até a Penha. 

O nome do educador Paulo Freire constava na lista como homenageado, quando foi anunciada, pela então gestão estadual, a desapropriação de terrenos para a expansão da linha.

São Paulo Fernão Dias metrô Paulo Freire nome Tarcísio de Freitas linha verde

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência