A Condessa de Barral e a artista modernista Tarsila do Amaral - Wikimedia Commons / Coleção Princesa Isabel e Domínio público / O Estado de São Paulo - Seção de Periódicos da Biblioteca Mário de Andrade
Palestras

De Tarsila do Amaral a Condessa de Barral: Palestras vão homenagear mulheres que entraram para a história do Brasil

Os eventos, que estão sob a curadoria de Paulo Rezzutti, ocorrerão em São Paulo; veja mais informações!

Giovanna Gomes Publicado em 14/03/2023, às 12h43 - Atualizado às 16h35

A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano preparou, para o ano de 2023, uma série de palestras sobre importantes personalidades da história brasileira. Sob a curadoria do ilustre escritor e pesquisador Paulo Rezzutti, o Ciclo de Palestras sobre História do Brasil homenageará, ao longo de quatro encontros a serem realizados entre os meses de maio e novembro, algumas das mulheres de maior destaque na história do nosso país.

O primeiro evento ocorre no dia 6 de maio, quando Mary Del Priore falará sobre Tarsila do Amaral, uma de nossas maiores artistas plásticas. Depois, em 8 de julho, o público poderá conferir uma palestra sobre as Princesas Isabel e Leopoldina, a ser ministrada por Maria de Fátima Moraes Argon.

Em setembro, no dia 2, será a vez da Imperatriz D. Amélia, tema que será abordado por Cláudia Thomé Witte. Por fim, no dia 11 de novembro, ocorre o último evento do ciclo de palestras: aquela sobre Condessa de Barral, que será conduzido por Ana Cristina Francisco.

As palestras, cujos ingressos podem ser adquiridos de forma individual ou por meio de uma assinatura anual que contemplará os quatro eventos, podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla. A palestras acontecerão aos sábados, às 11h.

A Fundação está localizada em São Paulo, na Avenida Morumbi, 4077. Vale destacar que os encontros contam com emissão de certificado.

A fundação

Instituída por Oscar Americano em março de 1974, dois anos após a morte de sua esposa, Maria Luisa, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é uma organização que promove eventos culturais ligados à história do Brasil, como cursos, palestras e concertos.

Ela funciona na casa que pertenceu à família Americano e que foi doada à cidade de São Paulo. No local, os visitantes podem conferir uma grande coleção de obras de arte e objetos de diversas épocas, além de um extenso parque com mata preservada.

Brasil História mulheres Leopoldina Amélia Isabel Tarsila do Amaral Paulo Rezzutti Condessa de Barral palestras

Leia também

Relembre as cartas da Segunda Guerra encontradas em hotel


Mulher que morava em placa de supermercado é descoberta por funcionários nos EUA


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Rosto de múmia de mulher egípcia é reconstruído em 3D


Tempestade solar causa aurora boreal na Europa e América do Sul, entenda!


Órgão já alertava sobre risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre desde 2023