Vladimir Putin - Getty Images
Rússia

Delegação russa pode não conseguir comparecer a evento da ONU

O alerta foi feito pela porta-voz da Rússia, Maria Zakharova

Redação Publicado em 28/02/2022, às 07h20

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, declarou nesta segunda-feira, 28, que uma delegação de Moscou poderá não participar de um evento da Comissão de Desarmamento e do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas).

De acordo com ela, a ONU não foi capaz de garantir a presença do grupo em razão das restrições de companhias aéreas russas em espaço aéreo europeu. As informações são do portal de notícias UOL.

"Dado que nossos países vizinhos europeus fecharam seu espaço aéreo para aviões russos, o voo que a delegação russa pretendia fazer para viajar para Genebra —não para uma exposição de arte ou uma conversa sobre problemas ambientais, mas para discussões de questões relacionadas ao desarmamento e direitos humanos— não poderá partir", afirmou Zakharova.

Conforme a fonte, o fechamento de espaços aéreos para companhias russas já foi promovido por diversos países desde que Moscou deu início aos ataques à Ucrânia. No último domingo, 27, a União Europeia declarou que todos os 27 países que compõem o bloco irão adotar a medida.

"Estamos propondo a proibição de todas as aeronaves de propriedade russa registradas e controladas pela Rússia. As aeronaves não poderão decolar, pousar ou sobrevoar o território da União Europeia", anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no fim de semana.

Rússia notícias Ucrânia governo Putin ONU russa delegação

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna