Fragmentos de selo papal descobertos na Polônia - Reprodução/Facebook/Muzeum Historii Ziemi Kamieńskiej
Arqueologia

Detector de metais encontra selo quebrado de decreto papal na Polônia

Datado do século 14, o selo pode ter advindo dos papas Bento XI, Clemente V, Bento XII ou Clemente VI; mas como chegou até lá segue um mistério

Éric Moreira Publicado em 03/04/2024, às 13h06

Recentemente, um detector de metais polonês descobriu, para sua própria surpresa, pedaços quebrados de um antigo selo que, depois, se revelaria ser do século 14. Porém, o mais interessante da descoberta é que o selo teria sido parte de um decreto papal, o que não só faz a descoberta ser considerada rara, como também levanta questões sobre a qual papa ele teria pertencido, e como chegou ali.

Descobertos na província da Pomerânia Ocidental, os fragmentos de selo foram encontrados em 12 de janeiro desde ano. O detector de metais, Jacek Ukowski, buscava por artefatos da Segunda Guerra Mundial, quando inusitadamente se deparou com o selo, que mais tarde doou ao Museu de História da Terra Kamień (Muzeum Historii Ziemi Kamieńskiej).

+ Arqueólogos encontram objeto de cobre mais antigo da Polônia

Em comunicado recente publicado no Facebook, o museu confirmou que a descoberta era parte de uma bula papal — um tipo de documento assinado e selado com o timbre do papa —, embora ainda não se saiba exatamente a qual papa teria pertencido.

No selo, podem ser observadas as letras "NE" e "US" de um lado, e abaixo as letras "PP", abreviação para "Pastor Pastorum", seguida por um algarismo romano. Com base nisso, além da datação, os pesquisadores entendem que o selo foi cunhado entre 1303 e 1352; portanto, pode ter pertencido a qualquer um entre os papas Bento XI (1303-1304), Clemente V (1305-1314), Bento XII (1334-1342) e Clemente VI (1342-1352).

Como chegou lá?

Em toda a Polônia, mais de uma dúzia de bulas papais semelhantes já foram encontradas em outras ocasiões — sendo Ukowski, agora, responsável pela descoberta de duas. Normalmente, estes selos são encontrados em áreas de importância histórica, como castelos, tumbas ou abadias, o que torna este achado, que se deu perto de uma ferrovia, ainda mais inusitado.

+ Pesquisadores da Polônia investigam ossadas de supostos ‘vampiros’

Outros selos papais descobertos na Polônia / Crédito: Reprodução/Facebook/Muzeum Historii Ziemi Kamieńskiej

 

Uma teoria que tenta explicar como o selo chegou lá é de que um indivíduo desconhecido teria perdido o selo, derrubando-o acidentalmente no local, ou mesmo que trabalhadores o transplantaram para lá sem se dar conta em meio a algum projeto de construção.

+ Antigo selo de arcebispo é encontrado durante escavações em mosteiro russo

Porém, uma teoria que tem soado mais interessante é que o selo foi destruído a caminho de seu destinatário, possivelmente em uma cidade a apenas 11 quilômetros dali chamada Golczewo. No século 14, o castelo dali era lar dos bispos Kamień, possivelmente os destinatários da bula papal.

Mundo História notícias arqueologia Polônia Papa selo

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro