Concepção artística do dinossauro brasileiro que poderá ser rebatizado - Concepção artística de Bob Nicholls/Paleocreations.com 2020
Dinossauro

Dinossauro brasileiro levado para a Alemanha de modo ilegal poderá ser rebatizado

O fóssil do dinossauro é o maior símbolo da luta dos paleontólogos brasileiros

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 22/08/2022, às 18h26

O fóssil do dinossauro brasileiro conhecido como Ubirajara jubatus, o primeiro dinossauro não aviário encontrado com penas preservadas na América Latina, que fora retirado do Brasil de forma ilegal, será devolvido pela Alemanha — paleontólogos já planejam o que fazer com o exemplar.

A revista especializada Cretaceous Research decidiu despublicar o artigo científico em que 4 pesquisadores descreviam a espécie e a batizava com o atual nome, devido à procedência ilícita do material. Sem o tal artigo, a descrição da nova espécie é formalmente inexistente para a ciência.

Com isso, a espécie pode ser descrita por novos pesquisadores e até mesmo ser batizada novamente. Diversos cientistas já demonstraram interesse em estudar o animal. O dinossauro tem o peso de ser o maior símbolo da luta dos paleontólogos brasileiro contra o tráfico internacional de fósseis, além do valor científico.

Campanha online                      

Nas redes sociais, a campanha digital #UbirajaraBelongstoBR ganhou força, o que chegou até à imprensa internacional. Muitos pesquisadores são unânimes em dizer que é preciso garantir que o material retorne ao Brasil.

Em 19 de julho, foi anunciada pelo Conselho de Ministros da região de alemã de Baden-Württemberg a decisão de repatriar o fóssil do animal, segundo a Folha de S. Paulo.

O paleontólogo Allysson Pinheiro, diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Ceará), e também um dos principais envolvidos nas negociações de repatriação disse que há uma movimentação entre cientistas para estudar a espécie.

Ele também explicou que uma eventual operação para rebatizar o dinossauro precisaria ultrapassar questões formais. "Para que a espécie seja formalmente invalidada, ainda é preciso que o caso seja submetido e avaliado em plenária da comissão internacional", completa.

Brasil Alemanha fóssil dinossauro cientistas paleontólogos pesquisadores Artigo rebatizado

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro