Imagens promocionais de '1899', da Netflix (2022) - Divulgação/Netflix
1899

Diretor de '1899' fala sobre final eletrizante da série e planos para outras possíveis temporadas

Em entrevista, Baran bo Odar falou sobre os mistérios que rondam a narrativa presente na primeira temporada de '1899'

Redação Publicado em 23/11/2022, às 14h51

Lançada no streaming, a série '1899' é sucesso em números, ocupando o primeiro lugar das séries mais assistidas na Netflix Brasil nesta semana. Baran bo Odar, co-criador da série, falou sobre os mistérios que marcam a narrativa presente na primeira temporada. 

Especificamente, a produção mostra uma viagem de navio feita da Europa para Nova York no final do século XIX, que rapidamente se torna um pesadelo quando os passageiros se deparam com o navio Promotheus, que havia desaparecido meses antes sem deixar respostas. Como a série foi feita pelos diretores de 'Dark', outro sucesso no streaming, não é de se espantar as reviravoltas presentes na produção.

Em entrevista ao IndianWire, Odar e Jantje Friese revelaram o que chamou atenção em 'Dark' na hora de produzir '1899'. 

Em 'Dark', realmente achamos que o público é inteligente e pode se divertir com quebra-cabeças. Portanto, não queremos enganá-los. Preferimos pregar uma peça na frente deles, mostrando a eles que, claro, é uma peça. Você só ainda não descobriu qual é o truque", disse Odar.

Evitando spoilers, o final da primeira temporada mostra que o público não sabe quase nada a respeito do passado de Maura, uma das protagonistas da série. Com isso, as próximas temporadas podem explorar bem a série de eventos que resultaram na atitude drástica da personagem. 

Durante a entrevista, os criadores de '1899' explicaram que, assim como 'Dark', eles pretendem contar a história em três temporadas, além disso, eles também têm um roteiro para os desdobramentos da série.

Vale ressaltar que, até o momento, a Netflix não deu maiores informações quanto a renovação da série para mais temporadas. No último final de semana, '1899' se tornou alvo de polêmica e indignação entre internautas. Uma cartunista brasileira notou semelhanças entre a história da série e 'Black Science', uma HQ de sua autoria lançada em 2016. 

"Está tudo lá: A pirâmide negra. As mortes dentro do navio/nave. A tripulação multinacional. As coisas aparentemente estranhas e sem explicação. Os símbolos nos olhos e quando eles aparecem. As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas", afirmou Mary Cagnin no Twitter.

Mary disse que fez uma apresentação da obra em 2017 na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia. Assim, é levantada a suposição de que sua obra foi plagiada neste momento.

Participei de painéis e distribuí o quadrinho Black Silence para inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles. Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês', continuou ela.

Após a polêmica, os criadores de '1899' se manifestaram através das redes sociais a respeito da acusação

Teorias netflix série entretenimento produção Streaming Dark 1899

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência