Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 1899

1899: Quem é o menino misterioso do novo fenômeno da Netflix?

Um dos maiores mistérios de '1899', nova série da Netflix, gira em torno de um menino não identificado; afinal, quem é ele?

Redação Publicado em 21/11/2022, às 17h17 - Atualizado às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de '1899' em que é possível ver menino misterioso - Reprodução/Netflix
Trecho de '1899' em que é possível ver menino misterioso - Reprodução/Netflix

'1899' é um dos mais novos fenômenos da Netflix, sendo a série mais assistida atualmente no Brasil, dentre as disponíveis dentro da plataforma de streaming. A produção intriga diversos espectadores pelo mundo devido sua trama, que enquanto responde várias questões, levanta outras dúvidas.

Segundo a sinopse da produção, "1899 acompanha os tripulantes do navio Kerberos, formado por imigrantes de diversas nacionalidades, tentando buscar uma vida melhor na cidade de Nova Iorque no final do século XIX. Mas essa intensa viagem pelo Oceano Atlântico muda completamente após o encontro com outra embarcação à deriva, o navio Prometheus que estava desaparecido há anos. Logo, coisas estranhas começam a acontecer criando uma crescente tensão entre todos à bordo."

Entre os vários mistérios da série dos mesmos criadores de 'Dark' — esta que ficou famosa especialmente por toda a complexidade na história envolvendo viagens no tempo —, um dos principais na trama é a identidade do menino misterioso, que pode ser visto desde os trailers. Afinal, quem é ele?

ALERTA SPOILER!

Como já mencionado na sinopse, '1899' começa com um navio, o Kerberos, que está repleto de viajantes de diferentes países que buscam chegar aos Estados Unidos em busca de uma vida melhor.

Tudo ia bem com a viagem, até que todos foram surpreendidos com o encontro com Prometheus, um navio tão grande quanto o primeiro, que estava à deriva há tempos e já tinha até mesmo sido considerado desaparecido.

Surpreso, então, o capitão do Kerberos, Eyk — interpretado por Andreas Pietschmann — decide ir até a grande embarcação abandonada e, como era de se imaginar, qualquer pessoa que pudesse ter permanecido ali dentro, já estava morta. Exceto por um detalhe: dentro de um armário, um garotinho foi encontrado vivo e aparentemente bem.

No entanto, o garoto começou a levantar suspeitas, por ter um comportamento diferente. Afinal, ele está sempre calado, sem nem mesmo falar seu nome para aqueles que resgataram-no. Além disso, ele carregava o tempo inteiro consigo uma pirâmide, o que levantava grandes suspeitas sobre a figura.

Porém, após o resgate do garoto, diversos acontecimentos estranhos e assustadores passam a assombrar o Kerberos, como diferentes mortes. Por isso, uma das tripulantes, uma religiosa fervorosa, acusa o menino de ser o diabo e de ser o responsável por todas as tragédias.

MAIS SPOILERS!!

Ao longo da trama, o espectador acaba descobrindo que o garoto se chama, na verdade, Elliot, e que ele não se trata do diabo, como teorizado anteriormente — e, na verdade, muitas descobertas quebram com muitas das certezas que se constroem ao longo da aventura.

Na verdade, o garoto é filho de Maura — uma das protagonistas, interpretada por Emily Beecham — e Daniel — interpretado por Aneurin Barnard —, outro homem misterioso que surgiu no navio principal. Porém, a protagonista não se lembra de ter tido um filho em outro momento da vida, o que é mais um grande choque para o espectador.

No fim, é revelado que todos os navios, o oceano, todo o cenário em que a série se passa era apenas uma simulação, parte de um experimento que a protagonista criou para que pudesse manter seu filho vivo, uma vez que ele tem uma doença terminal. Os outros passageiros do barco, por sua vez, são cobaias do experimento que desejavam ter suas memórias apagadas.

Fotografia com parte do elenco de '1899', com Isaak Dentler, Fflyn Edwards (que interpreta Elliot), Rosalie Craig e Jose Pimentao
Fotografia com parte do elenco de '1899', com Isaak Dentler, Fflyn Edwards (que interpreta Elliot), Rosalie Craig e Jose Pimentao / Crédito: Getty Images

Final e próxima temporada

Na fantasia criada por Maura em '1899', é possível ver Elliot vivo e saudável, mesmo que na vida real ele enfrentasse uma doença em estágio terminal. Porém, nos minutos finais da série — que possui oito episódios, todos disponíveis na Netflix —, a protagonista consegue despertar da simulação e sair de lá. Porém, a continuação da história fica apenas para podermos descobrir nas próximas temporadas.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!